Obras de saneamento básico devem ser licitadas até a metade do ano

por admin última modificação 08/03/2018 21h23
Informação partiu do diretor de expansão da Casan, Adelor Vieira, durante reunião com prefeito Beto Faria e vereadores Renato Pike e Gil Baiano

O edital de licitação para a primeira etapa das obras de saneamento básico em Canoinhas deve ser lançado até a metade deste ano. A informação partiu do diretor de expansão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Adelor Vieira, durante reunião com o prefeito Beto Faria (PMDB) na manhã de terça-feira, 04.

Vereadores Renato Pike (PR) e Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) e ainda o gerente da Casan de Canoinhas, Herbert Grosskopf Júnior também participaram do encontro.

Os investimentos, só nesta primeira fase, devem chegar a R$ 20 milhões. O recurso está garantido desde o final de julho do ano passado, quando o governador Raimundo Colombo (PSD) e o presidente da Casan, Dalírio Beber, assinaram contrato de financiamento internacional de R$270 milhões junto a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Além de Canoinhas, outros 11 municípios foram contemplados com investimentos do Programa de Saneamento Ambiental de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina.  “Estima-se que até 2025 serão aplicados cerca de R$ 100 milhões no saneamento básico de Canoinhas”, disse o vereador Renato Pike, durante manifestação na sessão ordinária realizada na noite de terça-feira.

Segundo Pike, é importante informar que a população terá de pagar pelo serviço. “É uma boa, mas também uma má notícia. Pois os moradores terão um valor a mais a pagar, ou seja, pelo serviço de esgoto será acrescentado até 30% do valor gasto com o abastecimento de água”, frisou.

Gil Baiano (PSDB) lembrou que a partir da instalação da rede de esgoto o valor do serviço será automaticamente cobrado na fatura de água. “Se passar pela rua, o morador ligando ou não a rede, vai ter de pagar pelo serviço. Isso está previsto em lei”, garantiu.

Ainda durante a sessão, vereador Renato Pike (PR) apresentou indicação solicitando uma nova máquina retroescavadeira para a agência local da Casan. Conforme o vereador, o equipamento serviria para auxiliar nos serviços de ampliação da rede de abastecimento de água e instalação do saneamento básico. “Hoje a Casan só conta com uma e a informação que recebi é que esta máquina não irá conseguir atender a demanda”, explicou.

O documento será direcionado ao diretor de operações da Casan, Valter Gallina e conta a assinatura de todos os vereadores.

.