Na tribuna da Câmara, alunos expõem projetos que serão defendidos no Parlamento Jovem

por admin última modificação 08/03/2018 21h21
Seis estudantes da E.E.B. Irmã Maria Felicitas irão representar Canoinhas no evento que ocorre na capital do Estado entre os dias 13 e 15 de agosto
A poucos dias de participarem e representarem o município de Canoinhas na 15ª edição do Parlamento Jovem, em Florianópolis, alunos da Escola de Educação Básica Irmã Maria Felicitas tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, a atuação em uma Casa Legislativa.
Ao ocuparem a tribuna livre da Câmara, na sessão ordinária de terça-feira, 06, os estudantes expuseram aos vereadores informações inerentes aos dois projetos que serão apresentados pelo grupo durante o evento que acontecerá entre os dias 13 e 15 de agosto.
Na capital e sob a coordenação da professora Jalusa Endler de Souza, os alunos Cristian Fabiano Gritten, Leandro Nogatz, Lucas Holpazel da Silva, Raiana de Paula Souza, Tainara da Silva e Beatriz Andréa Cochen terão funções políticas e, com atuação semelhante a de um deputado, irão defender a contratação de atendentes de biblioteca para todas as unidades da rede estadual de ensino e também a reforma geral do prédio que abriga a escola Felicitas.
O Parlamento Jovem é uma promoção da Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira”, órgão ligado à estrutura administrativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Preparação

Os participantes foram selecionados dentro da própria escola pela coordenação do projeto. Em junho, realizaram visita técnica ao legislativo canoinhense com o objetivo de obterem informações sobre as funções da mesa diretora, andamento das sessões ordinárias e o trâmite dos projetos de lei.
Também receberam informações relativas a elaboração de leis, diferenciação entre os poderes executivo e legislativo e as atribuições inerentes aos vereadores e deputados.
Naquela oportunidade, os jovens foram recepcionados pelo presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR) e também pelo secretário legislativo José Luiz Lacovicz, funcionário da Casa há mais de 25 anos.
Nesta quarta-feira, 07, à tarde, os estudantes voltam a Câmara e, no plenário, realizam os últimos ensaios e preparativos para a competição que reunirá participantes do ensino médio de oito regiões catarinenses.