Moradores pedem a reformulação do programa Porteira Adentro

por admin última modificação 08/03/2018 21h20
Líderes comunitários do distrito de Felipe Schmidt também elencam a conservação de estradas como sendo uma das prioridades

Moradores do distrito de Felipe Schmidt pediram, durante sessão itinerante da Câmara Municipal, uma nova roupagem para o programa Porteira Adentro que vem sendo desenvolvido por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural. A reunião aconteceu na noite de terça-feira (22), no salão de festas e eventos da Igreja Santo Antonio, em Erval Bonito, e reuniu aproximadamente 50 pessoas.

Segundo o relato de dois líderes comunitários, mesmo pagando pelos serviços, o modelo atual não vem atendendo a expectativa dos produtores rurais. “Penso que nem deveríamos pagar para termos os serviços dentro das nossas propriedades. Afinal, já nos cobram um monte de impostos. Porém, mesmo pagando, temos que esperar meses para sermos atendidos”, reclamou o ex-vereador Vadeco Cochen, que é produtor de suínos e de leite na localidade de Erval Bonito.

Cochen foi além, inclusive, pedindo para que os vereadores criassem uma lei que desse maior abrangência ao programa. “Que este programa seja extinto e, no lugar dele, outro seja criado para atender todas as necessidades do homem do campo”, frisou. No mesmo sentido foi o pronunciamento do líder comunitário, Ildo Juzaski, que reside na localidade de Campo das Moças. Ele disse ser favorável ao pagamento das taxas desde que os serviços sejam ampliados e atendam de forma igualitária a demanda. “Que os trabalhos sejam bem feitos para que os agricultores consigam escoar suas produções”, ressaltou.

O morador também solicitou que a Secretaria Municipal de Obras realize ao menos, uma vez ao ano, a conservação das estradas do distrito. “Fizeram reparos em diversas estradas e até ficaram boas. Só que é preciso a manutenção dessas estradas, senão, daqui uns tempos, elas estarão novamente com problemas”, disse. Ele ainda pediu que o governo do município cobre de cada agricultor a roçada em frente a sua propriedade rural; faça a intermediação para que a telefonia e o sinal de internet sejam incrementados no interior; amplie o horário do atendimento médico no posto de Saúde de Felipe Schmidt e que busque, junto a Celesc, soluções para as quedas de energia elétrica especialmente no período da secagem do fumo. “Conheço produtor que perdeu uma estufa cheia de fumo e teve prejuízos de até R$ 8 mil”, informou.

O agricultor Célio Oliscovicz, que reside na localidade do Lageado, cobrou reparos na estrada que liga a sua comunidade até a Paciência dos Neves e também a desobstrução de seis bueiros ao longo da mesma via. “Basta chover para que diversos pontos fiquem intransitáveis”, falou. Ele também lamentou o fato da prefeitura não manter conserveiros nas estradas do interior.

Já o produtor rural Eloir Cochen questionou se existe ou não a possibilidade do governo municipal criar um britador no distrito de Felipe Schmidt. “Sei que existem dois britadores, mas, que ficam longe daqui. Talvez seja este o motivo pelo qual nossas estradas recebam tão pouco material”, relatou. Os britadores, citados por ele, ficam em Rio do Pinho e na localidade de Serra das Mortes.

Providências

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Glinski (PSD), destacou a mobilização da comunidade e disse que todas as reivindicações feitas pelos moradores serão encaminhadas aos setores competentes. “As pessoas demonstraram que querem participar e buscar soluções para os seus anseios. Por sua vez, o legislativo vai documentar todos os pedidos e, por meio de indicações, irá cobrar respostas do governo municipal e também dos demais órgãos relacionados aos pleitos”, assegurou.

Ordem do dia

Durante a sessão itinerante, os vereadores apresentaram quatro indicações para a cidade e interior, aprovaram três requerimentos e apreciaram de forma unânime e, em segunda votação, três projetos de lei. As matérias n◦ 051/2012 e n◦ 056/ 2012, de origem do executivo, estão relacionadas à autorização para que a prefeitura faça a cobrança de contribuição de melhorias nas obras de pavimentação asfáltica das Ruas Almeida Cardoso, João da Cruz Krailing, Zilá Garcindo, Frei Menandro Kamps, Rolando Mallucelli e João Allage.