Lançado oficialmente o Curso “Escola em Ervas Medicinais”

por admin última modificação 08/03/2018 21h18
João Grein é o autor do projeto que deu origem a Lei que garante o acesso seguro de plantas medicinais à população

Lançado oficialmente na manhã de sábado (12), o curso “Escola em Ervas Medicinais” no município de Canoinhas. O curso será realizado no Centro de Formação da Igreja Católica e está distribuído em quatro etapas de 14 horas. Nesse período, está prevista uma viagem de intercâmbio e de troca de experiências e a elaboração de um livro sobre o plantio, industrialização e manejo das plantas medicinais.

Vereador João Grein (PT) é o autor da matéria que deu origem a lei n° 4.565, denominada “Dona Vitalina de Lima”, responsável também pela realização do curso. A lei garante o acesso seguro de plantas medicinais à população através do Sistema Único de Saúde (SUS) e prevê o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva.

Segundo o vereador, o curso visa a troca de informações sobre experiências comunitárias no que diz respeito à saúde pública e o fortalecimento de uma estratégia preventiva envolvendo toda a sociedade. “Serve como resgate do conhecimento das plantas medicinais e a revisão sobre o manuseio e aplicação com medicamentos nas doenças mais comuns da região”, ressaltou. A aula inaugural teve a participação de aproximadamente 50 pessoas e foi ministrada por Alécio dos Passos Santos.

O projeto será desenvolvido inicialmente no distrito do Campo da Água Verde, que contará com o horto medicinal. Já a unidade de preparo das mudas ficará no parque de exposições Ouro Verde e também sob a responsabilidade de alguns agricultores familiares com experiência na área. Um programa municipal de plantas bioativas já havia sido iniciado pela secretaria de Saúde. Ele possui um horto com 18 variedades de ervas e um laboratório.

Além de Grein, participaram da solenidade de abertura o prefeito Leoberto Weinert e representantes das Secretarias Municipais do Desenvolvimento Rural e da Saúde; do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), da Pastoral da Saúde e da Paróquia Santa Cruz, todos parceiros do projeto. A iniciativa conta também com o apoio da escola técnica Dama, da Embrapa e da Epagri.