James Brey destaca Polo de Altas Habilidades/Superdotação e criação de Política Pública para Educação Especial

por Assessoria de Imprensa última modificação 09/03/2023 10h10

Em Canoinhas os atendimentos iniciaram em 2016 na própria escola, com apoio da APP e direção e suporte da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação Catarinense de Educação Especial, ele manifesta apoio a criação da Política Municipal para Educação Especial

Durante a sessão de terça-feira, 7 participou fazendo uso da Tribuna o Diretor da Escola Sagrado Coração de Jesus James Luis Brey. O Diretor explanou sobre o Polo Regional de atendimento à alunos com altas habilidades e superdotação.

Ele explicou que pessoas com altas habilidades/superdotação são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas (isolada ou combinada): intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas do seu interesse.

Lembrou que a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, mantém projeto de expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltados para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) com a implantação de polos de AH/SD em diversas regiões do estado. O Estado de Santa Catarina possui 16 regiões com polos de atendimento nesta área, implantados nos últimos anos pela FCEE em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), totalizando 21 escolas da rede estadual e uma instituição especializada.

No polo são realizados serviços de identificação e o atendimento dos estudantes com AH/SD, assim como o processo de avaliação. Para identificar os alunos com AH/SD é realizado uma triagem através de:
Relatório Pedagógico;
- Avaliação de inteligência pelo profissional (psicólogo);
- Entrevista com o aluno e com seus pais;
- Relatório do Assessor de Altas Habilidades bem como toda documentação exigida pela Fundação Catarinense de Educação Especial.

Brey, falou que no momento o Polo atende 23 alunos, sendo 15 que estudam no Sagrado e 8 de outras escolas do município. Destacou que estarão prestando total apoio ao município na criação de uma política voltada a educação especial.

O Diretor ainda frisou que a Educação Especial além do olhar para quem está abaixo da média, precisamos também perceber aqueles que estão bem acima da normalidade.

Para finalisar, Brey destacou: “Precisamos de uma política pública municipal que atenda às necessidades da educação especial e somos parceiros nesse processo ", finalizou.

sagrado_james.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores