Grein participa como palestrante em Seminário de Ervas Medicinais

por elton — última modificação 08/03/2018 21h16
Vereador falou sobre projeto de sua autoria que institui programa municipal de plantas medicinais
Grein participa como palestrante em Seminário de Ervas Medicinais

Grein na mesa de autoridades

A prefeitura de Canoinhas, por meio das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Rural, realizou na quarta-feira (06), o II Seminário de Ervas Medicinais. O evento aconteceu no Pavilhão da Igreja São Francisco, no bairro Campo da Água Verde e teve a participação de pessoas da comunidade, bem como, àquelas ligadas a programas sociais e educacionais mantidos pela municipalidade.

O vereador João Grein (PT) foi um dos convidados e ministrou palestra sobre o projeto de lei de sua autoria, intitulado “Vitalina de Lima”, que institui o Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal e promulgado como lei em 07 de julho do ano passado.

Segundo relatou o vereador, a lei tem como objetivo proporcionar à população o acesso a medicamentos naturais e eficazes através da rede pública de saúde, com acompanhamento profissional para orientações e uso corretos. Ele informou ainda que são considerados fitoterápicos somente aqueles medicamentos que resultam de procedimentos realizados por meio de plantas medicinais frescas ou dessecadas. “Pode ser sob a forma de infusões, tinturas, xaropes, pós, supositórios, pomadas, cremes, elixires e cápsulas gelatinosas”, explicou.

Durante o dia ainda foram realizadas outras palestras e apresentações de experiências bem sucedidas feitas por técnicos da cidade Araquari, da Pastoral de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) – Laborterapia. Foram debatidos ainda assuntos relacionados à produção, preparo e comercialização de ervas medicinais e a definição de parcerias, área de abrangência e inicio da implantação para o programa “Vitalina de Lima”.

Câmara Municipal de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467