Gestora da Fundação Cultural de Canoinhas participa da Sessão na Câmara de Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2021 12h20

Durante a sessão ordinária de terça-feira, 16 fez uso da Tribuna a gestora da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, Carolina Carvalho para falar dos trabalhos realizados até o momento e do Projeto de Lei n 110/2021 que Denomina de Museu de Arte Alvanir Vieira, o prédio municipal situado na rua Getúlio Vargas n.º 538, Centro, anteriormente denominado Museu de Arte de Canoinhas.

Carolina expôs os trabalhos realizados até a presente data, apesar das regras da pandemia foram diversas ações feitas pela cultura de nossa cidade. “Buscamos promover nesse ano a arte e a cultura, exposições artísticas, espetáculos e apresentações musicais, a fim de valorizar, divulgar e eternizar os artistas canoinhenses”, destacou.
Buscou se o reconhecimento de 26 artistas, com 11 exposições individuais, 2 coletivas, possibilitamos os artistas locais e regionais.

Um acervo foi criado através de doações. Hoje é um momento especial na arte e cultural do nosso município na história da fundação cultural e museu de artes, “estamos homenageando um grande artista que poucos sabem os valores e grandiosidade das suas obras”, falou.

Vereador professor Osmar iniciou falando sobre o trabalho da gestora, destacou a valorização dos nossos artistas. “Sua ideia de homenagear Alvanir Vieira de imediato foi aceita por todos os colegas vereadores”, agradeceu a família através dos filhos, Luis Carlos Vieira e Zélia Vieira Meister pelo apoio e presentes na sessão.
Vereador Willian lembrou que é importante conhecer a produção artística dos artistas locais, quem pintou algumas artes locais, merecida essa homenagem
 “Devemos sim valorizar mais os nossos artistas, os trabalhos artísticos devem ser incentivados mais”, pontuou a vereadora Juliana.
 "A valorização e reconhecimento dispensado aos artistas pela atual gestora é um fato a destacar", parabéns ao prefeito Beto e vice Pike por ter escolhido seu nome Carolina para esta pasta”, disse o vereador Maurício.
Wilmar Sudoski destacou a competência da gestora, lembrou um pouco do homenageado Alvanir, época que trabalharam juntos, lembrou da escola de datilografia, algumas passagens que viveram, parabeniza os familiares.

Encerrando as falas, o presidente da casa, Gil Baiano, falou do homenageado, “acredito que muitas pessoas nem conheciam a história e as obras do Alvanir Vieira, que o incentivo e valorização da arte continue em nosso município através do seu trabalho”.

BIOGRAFIA - ALVANIR VIEIRA:

Nasceu em 1º de outubro de 1927, na localidade de Jararaca (próximo à Canoinhas,SC). Seus primeiros anos de vida, aconteceram na Localidade de Taunay, na casa da RFFSA, onde seu pai era Chefe da Estação. Teve sua formação escolar como aluno interno, no Colégio São José (Porto União – SC), onde também foi Escoteiro Mirim. Serviu a Aeronáutica, na Base Aérea do Bacacheri, em Curitiba – PR.

Por volta do ano de 1952, retornou à sua cidade natal, onde, posteriormente, casou-se com Ruth Ione Paul Vieira, com a qual teve 7 filhos.

Em Canoinhas, trabalhou no Banco INCO, e também na Contabilidade da Serraria Paul. Posteriormente ingressou no Serviço Público Estadual, no Departamento de Estradas de Rodagem – DER, onde permaneceu até a sua aposentadoria. Era proprietário da Escola de Datilografia São José, em Canoinhas – SC, juntamente com sua esposa Ruth.

Foi membro do Conselho de Cultura da cidade, por vários anos, tendo participado em Exposições coletivas e individuais.

Tinha como hobby, o Rádio Amadorismo.

Artista Plástico autodidata, utilizava diversos materiais, como pastel, aquarela e óleo. Pintava paisagens locais, onde figuravam as araucárias e estradas campestres. Era grande admirador da Cultura Ucraniana e suas igrejas e artes Sacras, da qual reproduziu várias telas. Além destes temas, também deixou em seu acervo pessoal, algumas obras de natureza morta, e paisagens do litoral catarinense.

Era um cidadão muito tranquilo, que gostava de frequentar o centro da cidade, onde tinha vários amigos, com quem trocava ideias sobre assuntos diversos, praticando o bom convívio em nossa cidade. Usufruiu de seu tempo livre na aposentadoria, dedicando-se à arte e à cultura.

Faleceu em 06 de abril de 2010, mas deixou um acervo com mais de 500 obras, o qual foi dividido entre seus herdeiros, que muito se orgulham em ter recebido suas obras!

alvanir_01.jpg

alvanir_02.jpg