Galeski promete denunciar precariedade de estrada do interior ao Ministério Público

por admin última modificação 08/03/2018 21h12
Presidente da Câmara de Canoinhas admite ingressar contra o governador e o vice-governador do Estado, sob a alegação de descaso

Irritado com o péssimo estado de conservação da SC-303, que liga a BR-280 em Canoinhas ao município de Timbó Grande, o presidente da Câmara de Canoinhas, vereador Célio Galeski (PSD) promete, nos próximos dias, ingressar denúncia ao Ministério Público contra o Governo do Estado, sob a alegação de descaso com as pessoas que vivem no interior do município.

Na opinião de Galeski, a estrada que passa por localidades como Rio da Areia do Meio, Rio dos Pardos, Serra das Mortes e Barra Mansa, além de comunidade dos municípios de Bela Vista do Toldo e Irineópolis, é um exemplo claro de abandono.

Ainda em sua fala na sessão ordinária de terça-feira, 16, o vereador disse que a rodovia está praticamente intransitável em diversos pontos de seus 40 quilômetros de extensão. “E já foi investido muito dinheiro lá”, alertou.

Documento encaminhado à Câmara em junho do ano passado prova que o vereador tem razão. Por meio de ofício assinado pelo secretário regional Ricardo Pereira Martin, a então 26ª Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR), hoje Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), informou que o Governo do Estado havia aplicado R$ 558 mil na recuperação da rodovia só em 2015.

Na época, os vereadores chegaram a questionar os investimentos e encaminharam requerimento ao secretário regional, solicitando a prestação de contas e informações especificas sobre os valores gastos em hora máquina, combustível e material britado.

Já no final de 2015, a Câmara aprovou projeto de lei que autorizava a prefeitura a disponibilizar 200 metros cúbicos de pedra lascão para a recuperação da estrada. Pelo convênio firmado, enquanto o município cederia o material o Estado ficaria responsável por utilizar maquinário próprio e custear a mão de obra que executaria o serviço.

Galeski acredita que a recuperação da rodovia não tenha sido feita na sua totalidade, até pelo fato do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) não ter um servidor efetivo para operar a patrola que fica naquela região. “Dos 365 dias do ano, no mínimo uns 400 a máquina fica parada”, ironizou.

O vereador informou ainda que um morador local opera a máquina esporadicamente, a fim de pelo menos amenizar a precariedade da rodovia. Porém, nos últimos meses, nem combustível a SDR estava liberando para o maquinário.

Por esse motivo é que os agricultores radicados nas localidades do distrito de Pinheiros resolveram se mobilizar e custear a aquisição de 1,2 mil litros de óleo diesel para a patrola. “Vejam só a que pontos chegamos, os moradores tendo que comprar combustível para o Estado de Santa Catarina”, frisou.

Segundo Galeski, alguns pontos da estrada já não dão passagem nem para os veículos de transporte escolar em dias de chuva, muito menos para caminhões carregados com a produção agrícola.

O presidente da Câmara garantiu que levou o problema ao conhecimento do secretário regional algumas vezes. Porém, até agora nenhuma medida foi tomada. “Ele é até ‘bonzinho’, não te diz que não vai fazer. Teve vezes, inclusive, que até pediu para que eu mesmo o auxiliasse a pedir ajuda ao prefeito e ao Estado. Mas o secretário é ele!”, lembrou.

Medida

Galeski falou que irá procurar a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e tentar a recuperação imediata da rodovia. Dependendo da resposta que tiver, o vereador prometeu ir até o interior e fazer um levantamento fotográfico da situação.

Na sequência levará todo o material ao Ministério Público e ingressará denúncia contra o governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD) e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB). “Porque daí eles vão pensar: temos alguém bem pago na ADR de Canoinhas e que não está resolvendo os problemas”, explicou.

O vereador ainda reclamou do deputado da região, Antônio Aguiar (PMDB) que, segundo ele, não visita as localidades do distrito de Pinheiros e nem busca soluções para a precariedade da SC-303. “Diz que aqui (Canoinhas) o doutor manda, pena que não manda arrumar a estrada”, alfinetou.