Fernando Rocha recebe Homenagem de Amigo de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/05/2023 08h50


Fernando Rocha recebe Homenagem de Amigo de Canoinhas

 

Fernando Rocha, recebeu a homenagem através do Projeto de Resolução 02/2023, de autoria da presidente da casa, Tati Carvalho

 

Os vereadores canoinhenses prestaram homenagem ao ex-banqueiro Fernando Rocha, homenageado hoje com 91 anos reside em Balneário Camboriú.

Foi na 26ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira, 16, que seu amigo e compadre Cilas Lourival Ziemann representou Rocha, contou um pouco da sua história e recebeu a Homenagem de Amigo de Canoinhas.

A Resolução:
A resolução de nº 1.146, de 15/03/2023

CONCEDE A HOMENAGEM DE AMIGO DE CANOINHAS A

A Vereadora Tati Carvalho, Presidente de Câmara de Vereadores de Canoinhas, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e eu promulgo a seguinte:

RESOLUÇÃO: Art. 1º Fica concedida a Homenagem de Amigo de Canoinhas a Fernando Rocha, pelos relevantes serviços prestados à comunidade canoinhense.

Art. 2º As despesas decorrentes da presente Resolução correrão por conta das dotações específicas do orçamento legislativo.

Art. 3º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Canoinhas,15 de março de 2023 Tati Carvalho Presidente

Quem foi Fernando Rocha:
Ele foi diretor do Banco do Brasil de Canoinhas por 10 anos

Nascido em 22 de março de 1932, em Aracaju/SE, Fernando é filho de Heráclito Rocha e Noemi Teles Rocha. Viveu sua infância e juventude em sua terra natal, onde também frequentou as escolas e cursos próprios de crianças e de adolescentes.

Já residindo e exercendo suas atividades profissionais em Canoinhas, casou-se com Marlene Bojarski, em 11 de julho de 1964. O casal teve dois filhos: Maria Helena e Fernando Filho. Como primeira experiência profissional, Fernando trabalhou por pouco tempo no Banco Privado, na cidade de Três Rios, situada no interior do Rio de Janeiro, tendo sido aprovado em Concurso Público para escriturário do Banco do Brasil S/A. Tomou posse na agência de Canoinhas no dia 06 de outubro de 1955.

Ao longo da carreira, foi conquistando e exercendo cargos nos vários e seguintes setores e postos da agência, somando 23 anos de serviço na agência de Canoinhas, sendo 10 anos como Gerente Geral, deixando a agência de Canoinhas no início de 1978 para assumir a gerência da filial de Criciúma. Cumprida a missão em Criciúma, Fernando foi o Gerente Geral nas agências de Blumenau, do centro de Curitiba/PR, e na agência de Santiago, no Chile, depois voltou a trabalhar em Curitiba até a sua aposentadoria, na década de 1990.

Como funcionário e principalmente como gerente da agência do B.B., em Canoinhas, promoveu destacado desenvolvimento do Banco e aos vários setores produtivos e econômicos do município e da região, inclusive, inaugurando, em 21 de outubro 1971, com a presença de autoridades e da comunidade local e regional, a primeira agência do banco em Canoinhas, construída em imóvel próprio na esquina das ruas Vidal Ramos e Felipe Schmidt. Através do Decreto Legislativo Nº 4, de 16 de junho 1972, foi-lhe concedido merecidamente o título de "Cidadão de Canoinhas". Nas Eleições Políticas de 1969, foi o presidente da 9º Seção Eleitoral, instalada no 1º andar do Fórum da Comarca de Canoinhas. Fernando também teve um papel fundamental para que a Cooperativa Agropecuária de Canoinhas tivesse o seu registro, no Ministério da Agricultura, em maio de 1968. Ele foi aluno da Escola Técnica de Comércio do Instituto Kolber, com sede em Curitiba/PR, e temporariamente com filial instalada em Canoinhas.

Em documento enviado à Câmara Municipal, Fernando agradeceu pelo título recebido. “Gostaria de expressar minha profunda gratidão por ter sido homenageado por essa Casa. Receber essa honraria é um grande privilégio e estou verdadeiramente emocionado e honrado com essa distinção. Desde que comecei a trabalhar em minha área de atuação nessa cidade que me recebeu de braços abetos, sempre procurei me dedicar ao máximo e oferecer o melhor de mim. Receber esse reconhecimento da Câmara Municipal de Canoinhas é uma prova de que ‘combati o bom combate’, que trilhei o caminho certo e que com meu trabalho e dedicação pude fazer diferença nem nossa amada comunidade canoinhense, que também considero minha ‘terra natal’ por adoção”, disse.

O homenageado não pode participar da sessão por motivos de saúde, e foi representado por Cilas Ziemann. “Infelizmente, por motivos de saúde, me encontro impossibilitado de receber essa honrada titulação de ‘Amigo de Canoinhas’ de forma presencial, por isso solicito que essa homenagem a mim dirigida possa ser entregue através do estimado amigo e muito honrado cidadão canoinhense, o Dr. Cilas Lourival Ziemann. Agradeço a todos os membros da Câmara Municipal por terem me escolhido para receber essa homenagem. Muito obrigado por essa honra”, concluiu.

cilas_fernando_rocha.jpg

Com informações José Rossi Junior


Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas