Entidades canoinhenses receberão até R$ 179 mil em subvenções sociais

por admin última modificação 08/03/2018 21h10
Projeto de lei que permite o repasse dos valores foi aprovado pela Câmara Municipal na noite de terça-feira
Seis entidades canoinhenses receberão até R$ 179 mil em subvenções sociais destinadas pelo governo municipal. O repasse dos valores ficou garantido com a aprovação definitiva e unânime do projeto de lei nᵒ028/2013, de origem do executivo, na sessão ordinária de terça-feira (19).
Entre as beneficiadas está a Associação Canoinhense dos Deficientes (ACD) que receberá o valor de R$ 30 mil em parcelas mensais. A entidade, que funciona em um imóvel alugado na rua Major Vieira, no centro da cidade, atende aproximadamente 600 pessoas portadoras de necessidades especiais.
Na semana passada, o presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR) havia solicitado ao prefeito municipal Beto Faria agilidade na liberação de recursos para esta entidade. “Estive na ACD e acompanhei de perto a angustia da direção e dos funcionários. Eles aguardavam ansiosamente estes valores para que a entidade não fechasse as portas. O prefeito entendeu esta necessidade e prontamente atendeu ao pleito”, ressaltou.
Também foram contempladas a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) com R$ 90 mil; Rede Feminina de Combate ao Câncer com R$ 7 mil; Associação de Prevenção e Recuperação ao Alcoolismo e outras Drogas (Arad) com R$ 30 mil; Associação da Terceira Idade de Canoinhas (Atica) com R$ 10 mil e também a Associação dos Moradores do Salto da Água Verde com R$ 8 mil.
Com emenda proposta pelo vereador João Grein (PT), este recurso pode ser ainda maior. “Fica em aberto se o município vai repassar R$ 8 mil, como constava inicialmente no projeto, ou até R$ 12 mil, como consta na emenda”, explicou o petista.
A associação utilizará este valor para custear parte das despesas com a peça teatral “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”, encenada anualmente por moradores daquela comunidade na Sexta-Feira Santa.

Cobranças

Ao enfatizar a importância das subvenções sociais às entidades, a vereadora Cris Arrabar (PT) cobrou ainda a inclusão da Associação dos Pacientes Oncológicos da Região de Canoinhas (Apoca) e da Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec). “Só quem conhece o trabalho ou precisou do auxílio destas entidades, bem como das outras já beneficiadas, sabe da importância delas existirem e o quanto necessitam de ajuda”, defendeu.
A solicitação da vereadora teve o respaldo dos colegas Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) e de Chiquinho da Silva (PMDB) que, inclusive, sugeriu atenção do governo municipal à Associação de Deficientes Visuais do Planalto Norte (Advplan), que fica em Canoinhas. “Fazem um trabalho brilhante, passam por necessidades financeiras e também merecem auxílio”, destacou.

Resposta

Em resposta, o líder do governo, vereador Paulo Glinski (PSD), afirmou que em conversa com o prefeito municipal Beto Faria (PMDB) na manhã de terça-feira, ficou acertado que num próximo momento as entidades citadas pelos vereadores também serão beneficiadas com o auxílio financeiro. “Creio que em breve isso já possa acontecer”, finalizou.