Em 1ª Sessão do ano Vereadores convidam Prefeita para reunião e pedem por melhorias

por Assessoria de Imprensa última modificação 07/02/2023 14h59

Realizada na segunda-feira, 06, na Câmara de Vereadores de Canoinhas a primeira sessão do ano. A vereadora e presidente da Casa, Tati Carvalho, conduziu os trabalhos e ainda realizou algumas solicitações ao poder executivo.

Tati requereu que seja encaminhado ofício à Prefeita Municipal, Juliana Maciel Hoppe, considerando o grande número de animais abandonados e a iniciativa reservada ao Poder Executivo na matéria. Solicitou que promova os estudos e a viabilidade de enviar a esta Casa Legislativa Projeto de Lei que Autoriza a Instituir o Programa “Banco de Ração e Utensílios para Animais” no Município de Canoinhas e dá outras providências. Segue em anexo minuta do projeto, com o objetivo de subsidiar o Poder Executivo quando da elaboração do referido projeto.

Já os vereadores, Tati, Silmara, Zenilda, Zenici, Wilmar, Adilson, Willian, Osmar e André, requerem que seja encaminhado ofício à Prefeita Municipal, solicitando estudos e a viabilidade de apresentar projeto que Torna Obrigatório a Implantação de Microchips em Animais Domésticos atendidos pelas Clinicas Veterinárias, Pet Shops, Casas Agropecuárias e demais estabelecimentos e profissionais que prestam atendimento veterinário e ainda, torna obrigatória a implantação de microchips, pelo controle de zoonoses do município em animais da população hipossuficiente, segue em anexo minuta do projeto, com o objetivo de subsidiar o Poder Executivo quando da elaboração do referido projeto.

O terceiro requerimento assinado pelos vereadores Tati, Zenilda e Willian volta a falar sobre o Termo de Cooperação para cessão do Laboratório de Entomologia, situado na antiga escola de produção, quase em frente Igreja Aparecida. A ideia dos vereadores é que o espaço pode ser compartilhado para que o município inicie a implantação do Laboratório Municipal de Entomologia, bem como para realização de outras ações no âmbito das zoonoses (vigilância da raiva, febre amarela, animais peçonhentos, etc). Houve manifestação de interesse por parte do município em 2018, manifestação de interesse da equipe da Secretaria de Estado da Saúde em maio de 2018, porém, até o momento, a obra encontra-se em desuso e não foi dada continuidade à proposta que é de interesse público. O local está abandonado, sem manutenção, muito mato, oferecendo riscos aos moradores devido à proliferação de insetos e animais peçonhentos, e pode ser muito bem aproveitado pelo município de Canoinhas com prioridade para ações de saúde pública. O documento com esse pedido será encaminhado a Deputada Estadual, Ana Paula da Silva.

Durante a sessão os vereadores, Tati Carvalho, Silmara Gontarek, Zenilda Lemos, Zenici Dreher, Wilmar Sudoski, Adilson Steidel, Willian Godoy, Professor Osmar, foram autores de requerimento que será encaminhado por meio de ofício à Prefeita Municipal, Juliana Maciel Hoppe, a Secretária Municipal de Administração, Juliane Muchaloski Slabadack Ferraz, convidando a Prefeita e convocando a Secretária para utilizar a tribuna desta Casa, no dia 13 de fevereiro, para prestar esclarecimentos sobre o PLC 02/2022, tendo em vista a relevância da matéria e o ofício nº 16/2023, do gabinete da Prefeita solicitando a  apreciação da matéria em virtude do executivo estar sofrendo restrições em razão da ausência da CRP.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199