Dois projetos são votados durante a semana no legislativo

por admin última modificação 08/03/2018 21h09
Com a pauta enxuta, vereadores apresentaram uma série de reivindicações para o centro, bairros e interior do município
Apenas dois projetos de lei foram aprovados pela Câmara Municipal está semana. Na sessão ordinária de segunda-feira (11), foi aprovado por unanimidade e em segunda votação o projeto de lei nᵒ009/ 2013 que denomina de “Pronto Atendimento Orestes Golanovski” a unidade municipal de saúde que está sendo edificada ao lado do Hospital Santa Cruz, na rua Benjamim Constant.
Vereador Chiquinho da Silva (PMDB), autor do projeto que deu origem a homenagem, celebrou a aprovação. “Qualquer homenagem a esta pessoa é pequena diante das ações que desempenhou em vida e de maneira voluntária”, frisou.
Ainda de acordo com o vereador, Canoinhas só se tornou conhecida nacionalmente e até fora do país como referência na doação voluntária de sangue devido ao trabalho iniciado por Orestes Golanovski. “Criou a Adosarec e sua atuação frente à entidade fez com as pessoas entendessem a importância da doação de sangue e o município ganhou notoriedade com isso”, disse. O projeto segue, agora, para a sanção do prefeito municipal Beto Faria (PMDB).
Também aprovado, mas em primeiro turno, o projeto de lei ᵒ021/2013, de origem do executivo, que altera a Lei nᵒ4.138 de 21 de março de 2007. A matéria apresenta nova redação ao artigo 1º e autoriza a prefeitura a adotar o regime de adiantamento pecuniário aos agentes políticos, servidores públicos ocupantes de cargos em comissão, bem como, aos funcionários efetivos em emprego público.

Indicações

Com a pauta enxuta, os vereadores canoinhenses apresentaram uma série de reivindicações para o centro, bairros e interior do município. Vereador Neno Pangratz (PP), está solicitando a confecção de uma lombada nas proximidades da rotatória que fica na junção da rua 3 de maio com a avenida Vendelin Metzger. Ele também está pedindo que seja colocada iluminação pública no local e também implantado o sistema de vigilância por meio de câmeras.
Wilmar Sudoski (PSD) está pleiteando junto a Fundação Municipal de Esportes (FME) a cessão de um professor de educação física para atuar junto as pessoas que integram o grupo da Melhor Idade da Associação Comunitárias São Francisco de Assis. O pedido do vereador é para que este profissional realize aulas de ginástica duas vezes por semana.
Vereador João Grein (PT) apresentou quatro indicações na semana, sendo que duas direcionadas ao setor de Obras. Em uma delas, o petista está solicitando o patrolamento e cascalhamento da rua Irmã Maria Albertina Bischop, no bairro Água Verde. Em outra, no mesmo bairro, está pedindo a roçada dos terrenos baldios e a colocação de pedra brita ou cascalho na rua Tecla Weinfurter.
Ao secretário de Planejamento, Gilson Guimarães, o vereador está solicitando que mantenha contato com a empresa responsável pela pavimentação da rua Licínio Cornelsen com o objetivo de realizar a troca dos tubos. “Grande parte dessa tubulação está danificada”, disse.
Grein também está pleiteando melhorias no sistema de transporte escolar na região de Valinhos, Lageado e Felipe Schimdt. O pedido vai ser encaminhado à secretaria municipal de Educação.
Bene Carvalho (PMDB) está sugerindo a construção de uma lombada, com faixa de segurança elevada, na esquina das ruas Cidade de Jaú com Marechal Rondon, no bairro Alto das Palmeiras. “Nos mesmos moldes daquelas que existem em Balneário Camboriú, que além de servirem como redutores de velocidade, ainda oferecem mais segurança aos pedestres”, opinou.
Já a petista Cris Arrabar foi a autora de duas indicações: uma pede alteração do sentido preferencial da rua Francisco de Paula e Silva para a Basílio Humenhuk e também a colocação de um redutor de velocidade nesta via. Em outra, ela solicita ao Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan) a instalação de redutor de velocidade na rua Wiegando Wiese, na Cohab 2, nas proximidades da ervateira.
Paulo Glinski (PSD) está solicitando a liberação de recursos, junto ao deputado Antonio Aguiar (PMDB), para a instalação de um parque infantil na praça João XXIII. Em outra indicação, o vereador pede verbas para a colocação de uma academia ar livre anexo ao campo de futebol do quartel do 3º Batalhão da Polícia Militar. Este pedido também tem a assinatura do vereador presidente Renato Pike (PR).