Discussões marcam aprovação de projeto que autoriza doação de veículo

por elton — última modificação 08/03/2018 21h09
Wilson Pereira e Célio Galeski votaram contra alegando que automóvel atendia as necessidades da Câmara Municipal
Discussões marcam aprovação de projeto que autoriza doação de veículo

Glinski explica que leilão do veículo seria um processo delicado

Assim como ocorreu na semana passada, quando da apreciação da matéria em primeira votação, discussões envolvendo vereadores marcaram a aprovação definitiva do projeto de lei que autoriza a doação do veículo do legislativo à Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas. Sete vereadores votaram favoráveis ao projeto de lei de autoria dos edis Beto Passos (PT) e Paulo Glinski (DEM) e dois foram contrários: vereadores Célio Galeski (DEM) e Wilson Pereira (PMDB).

Pereira disse ser contrário a doação porque o veículo Fiat/Línea era um instrumento necessário para deslocamentos de funcionários e vereadores dentro do próprio município e, até mesmo, a outras cidades. “Ele atende necessidades básicas para o funcionamento da Casa, como, por exemplo, auxiliando na entrega de convites e correspondências aqui mesmo ou em outras cidades da região”, comentou. Já Galeski, voltou a defender o uso do automóvel alegando que ele possui itens pertinentes ao conforto e segurança dos funcionários que viajam, principalmente, à capital do estado a serviço do legislativo. “Orgulho-me de ter feito a aquisição desse veículo com um valor bem inferior ao que era cobrado no mercado”, frisou Galeski, que comprou o Fiat/ Línea por meio de pregão eletrônico durante sua gestão como presidente da Câmara, em 2009.

O atual presidente, vereador Beto Passos (PT), discordou das justificativas dos dois parlamentares. “Não sei vocês, mas eu, por exemplo, não me sentiria bem andando em um carro de luxo, enquanto pacientes do hospital Santa Cruz são transportados em uma Kombi velha e desconfortável”, alfinetou. Após essa declaração, o clima ficou tenso quando Pereira tentou interpelar a fala de Passos. “Por favor, deixa eu terminar meu raciocínio, não seja mal educado e nem indelicado. Afinal, sempre respeitei suas opiniões aqui neste plenário”, ressaltou Passos.

Em seguida, vereador Tarciso de Lima (PP) propôs que a Câmara encaminhasse requerimento à prefeitura de Canoinhas solicitando que o veículo fosse leiloado. O vereador sugeriu que o dinheiro arrecadado fosse utilizado na compra de equipamentos de fisioterapia para a Policlínica do bairro Campo da Água Verde. “Lá existem os profissionais, mas não os equipamentos. Hoje, a prefeitura gasta R$ 8 mil mensais em clinicas particulares para oferecer esse atendimento à população. Porque não usar o dinheiro com a venda do carro para equipar a Policlínica?”, indagou.

A proposta foi combatida pelo vereador Célio Galeski que sinalizou que votaria contra o requerimento. “Isso foge totalmente daquilo que se propõe o projeto aprovado nesta noite”, explicou. O projeto prevê que a prefeitura, após o recebimento do Fiat/ Línea, terá um prazo de 120 dias para repassar ao Hospital Santa Cruz um veículo de igual valor.

Em reposta, Tarciso afirmou que “eu lamento o fato do vereador Célio Galeski ser contra a aquisição desses equipamentos tão necessários para crianças e idosos que utilizam tratamentos fisioterápicos”. Com essa afirmação, o clima esquentou entre os dois vereadores. Galeski ressaltou que se sentia desrespeitado com a acusação e se retirou do plenário antes mesmo do termino da sessão.

Vereador Paulo Glinski (DEM), como forma de apaziguar as discussões, explicou que o leilão do automóvel só seria possível se o dinheiro arrecadado fosse utilizado para a aquisição de um bem semelhante. “Mesmo assim, seria um processo delicado e moroso, que levaria uns cinco meses até sua conclusão”, falou. Ciente da impossibilidade do pleito feito anteriormente, Tarciso fez um pedido ao presidente da Câmara Municipal. Solicitou que o repasse de recursos feitos à prefeitura fosse adiantado a fim de que a Secretaria Municipal de Saúde pudesse equipar a Policlínica com aparelhos de fisioterapia. Passos prometeu analisar os meios legais para poder acatar a sugestão.

Câmara Municipal de Canoinhas