Definidas normas para o tráfego de máquinas agrícolas nas rodovias da região

por admin última modificação 08/03/2018 21h08
Encontro, na Câmara Municipal de Canoinhas, reuniu autoridades políticas e produtores rurais da região, além dos comandos da 6ª DRPF e 16º GPRE

O tráfego de máquinas agrícolas pelas rodovias da região está temporariamente permitido desde que os agricultores adotem medidas que garantam a fluidez do trânsito, a segurança deles próprios e também dos demais motoristas.

A travessia está sendo autorizada apenas para pequenos trajetos na BR-280, entre Canoinhas e Porto União e na SC-477, que liga os municípios de Canoinhas e Papanduva. O assunto foi debatido durante reunião no plenário da Câmara Municipal de Canoinhas, na manhã de segunda-feira, 31. Na ocasião ainda foi feito o cadastramento dos agricultores que margeiam e utilizam as rodovias para deslocarem suas máquinas até as lavouras.

Participaram do encontro, organizado pelos vereadores canoinhenses, autoridades políticas e produtores rurais da região, representantes de associações e sindicatos ligados à agricultura e os comandos da 6ª Delegacia de Policia Rodoviária Federal (DPRF) e do 16º Grupamento de Polícia Rodoviária Estadual (GPRE).

Ficou definido que o trânsito de colheitadeiras terá de ser comunicado aos postos policiais com antecedência e que a escolta deve ser feita por batedores sinalizados. Os tratores e carretas devem possuir faixas refletivas nas traseiras. O maquinário só poderá ser conduzido por pessoa habilitada.

Também não será permitido o tráfego à noite, em dias de chuva, com neblina ou cerração e muito menos em véspera e logo após feriados. “Nossa intenção é resolver e não gerar um problema, pois em caso de acidente, o ônus recairá sobre os agricultores”, disse o inspetor Arnaldo José Drachinski, comandante da 6ª DPRF.

Já o comandante do 16º GPRE, Osni Paggi, afirmou que apesar de o Código de Trânsito Brasileiro proibir o tráfego de máquinas agrícolas pelas rodovias, num primeiro momento será feito um trabalho de orientação e de esclarecimento aos agricultores. “Mas é importante que vocês (produtores rurais) vão se adequando a legislação, inclusive, no que diz respeito à lei que obriga o emplacamento do maquinário”, frisou.

Até agora, segundo os comandantes, nenhuma máquina flagrada transitando irregularmente foi multada ou apreendida. Na ocasião, eles responderam a questionamentos feitos pelo público.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Canoinhas, Neno Pangratz (PP), pelo 1º secretário da mesa diretora, vereador Renato Pike (PR) e pelo vereador João Grein (PT), vice-presidente da Casa.

Vereadores Chiquinho da Silva (PMDB), Neuzo Genérico (PSB), Wilmar Sudoski (PSD) e Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) também acompanharam os trabalhos. Prefeito de Canoinhas, Beto Faria (PMDB) e Juliano Pereira (PSDB), de Irineópolis, também compareceram ao encontro.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134