Curso forma especialistas em Ervas Medicinais

por admin última modificação 08/03/2018 21h08
Solenidade marca a entrega de certificados de conclusão e de participação para 45 pessoas
 

O plenário da Câmara Municipal foi palco, na noite de sexta-feira (13), do encerramento do Curso de Formação em Ervas Medicinais. Autoridades, formandos e membros da comunidade acompanharam a solenidade de entrega de certificados para 45 pessoas. O curso foi dividido em quatro etapas com a carga horária final de 56 horas. As atividades haviam iniciado em novembro do ano passado com a aula inaugural ministrada por Alécio dos Santos. Instrutores locais coordenaram os encontros subseqüentes na Escola de Formação da Igreja Católica.

32 pessoas receberam certificados de conclusão por terem participado de pelo menos 75% das aulas. Outras 13 não conseguiram atingir esta marca, porém, também foram lembradas com certificados de participação. A iniciativa teve o apoio da prefeitura municipal, por meio das Secretarias de Saúde e do Desenvolvimento Rural, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Embrapa, Epagri, Escola Técnica Dama, Pastoral da Saúde e Paróquia Santa Cruz.

A formação de pessoas em ervas medicinais foi uma das realizações propostas pela Lei n◦ 4565 que “Institui o Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicas Vitalina de Lima”, de autoria do vereador João Grein (PT).

A lei considera como medicamentos fitoterápicos, conforme explica o vereador, aqueles que resultam de procedimentos realizados através do uso de plantas medicinais frescas ou dessecadas, sob a forma de infusões, tinturas, xaropes, supositórios, pomadas, cremes, elixires e cápsulas gelatinosas. “Durante o curso, os participantes puderam trocar experiências sobre o uso correto das ervas na saúde pública e os cuidados necessários na manipulação, armazenamento e produção dos medicamentos”, destacou Grein.

A lei prevê, além do curso, palestras com a comunidade, manutenção e ampliação de hortos medicinais comunitários. O programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da Cohab 1 já vem desenvolvendo atividades educativas sobre temas relacionados a “Farmácia Viva e Farmácia em Casa”. Estão previstas ainda a criação de um livro sobre ervas medicinais e a capacitação dos profissionais que atuam na saúde pública municipal.

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134