Coronel Mário pretende instituir atividades de “Ética e Cidadania” na rede de ensino municipal

por admin última modificação 08/03/2018 21h06
Projeto foi aprovado por unanimidade em 1ª votação na sessão desta segunda-feira, 04

A educação é uma das formas mais efetivas para alcançar o desenvolvimento de novos valores e princípios na sociedade. Com este objetivo, o edil Coronel Mário Erzinger (PR) apresentou o Projeto de Lei Nº 121 de 2017, que institui a inclusão de atividades com o tema “Ética e Cidadania” no contexto didático-pedagógico nas escolas da Rede Municipal de Canoinhas. Aprovado em 1ª votação por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 04, o projeto, segundo Coronel Mário, poderá auxiliar na conscientização à respeito de questões como a prudência no trânsito, prevenção ao suicídio, destinação correta do lixo, entre outros.

            Durante sua fala, o edil comentou que, apesar da existência de campanhas de conscientização, a formação de novos valores ocorre por meio da inserção dos temas dentro das escolas.  Coronel Mário destacou que, durante o período escolar, crianças e adolescentes estão em fase de formação física, psíquica e social, o que torna o momento adequado para a conscientização a respeito de diversas áreas. “Entendemos ser de auxílio de grande importância, a possibilidade de criarmos alternativas no sentido de se constituir um novo paradigma, com práticas voltadas ao compartilhamento de valores éticos e de cidadania, enquanto seres humanos em desenvolvimento e enquanto cidadãos”, justificou.

            O edil também lembrou que a ética e a cidadania estão relacionadas com a forma dos indivíduos agirem e interagirem uns com os outros na sociedade, “formando um conjunto de deveres e direitos pelo qual o cidadão está sujeito no seu relacionamento no ambiente em que vive”, afirmou.

            O vereador destacou que, além da inserção do tema por meio de estratégias pedagógicas, é importante que o poder público desenvolva ações “que visem garantir uma formação sociopolítica aos jovens de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma”.

            Em sua explanação, o edil ainda relatou que a inserção das atividades pode ser realizada por meio dos “Temas Tranversais”, garantida pela Resolução Nº 4 de 2010 do Conselho Nacional de Educação, em que eixos temáticos são integrados às disciplinas convencionais aplicadas nas instituições de ensino.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

 

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123