Conservação de estradas marca a lista de reivindicações no Distrito de Felipe Schimidt

por admin última modificação 08/03/2018 21h05
O frio não afastou o público que compareceu em bom número na terceira sessão itinerante do ano
  Relatos sobre as péssimas condições das estradas dentro da vila de Felipe Schimidt, como também, das que dão acesso as outras localidades do distrito foram a tônica da lista de reclamações por parte de moradores durante a terceira sessão itinerante do ano da Câmara de Vereadores de Canoinhas. Apesar do frio, um bom público compareceu no salão da igreja católica da comunidade e acompanhou de perto os trabalhos legislativos.
Presidente da Câmara Municipal, vereador Beto Passos (PT), comandou os trabalhos, explicou passo a passo o funcionamento de uma sessão e destacou que a participação comunitária é de suma importância nas decisões para o município. “Sabemos que muitos de vocês não têm tempo e nem condições de presenciar o trabalho dos vereadores lá na Câmara Municipal. Por isso, nós resolvemos percorrer os distritos e levar até as comunidades tudo aquilo que vem sendo realizado pelo legislativo municipal. É uma forma de aproximarmos a população do seu vereador”, explicou Passos.
Na ocasião, Passos também informou que a Câmara Municipal está encaminhando um requerimento ao governador do estado, Raimundo Colombo (DEM) e ao secretário do desenvolvimento regional de Canoinhas, Argos Burgardt. O documento, que tem a assinatura do próprio presidente da Casa e ainda dos vereadores Paulo Glinski (DEM) e João Grein (PT), solicita informações sobre a previsão para o início das obras de pavimentação asfáltica no trecho de 11 km de extensão que liga a BR-280 até a vila de Felipe Schimidt. “Queremos saber se pelo menos existe o projeto de engenharia para esta obra. Caso tenha, vamos cobrar uma posição do governador do estado e ainda recursos financeiros dos nossos representantes tanto na Assembléia Legislativa, Câmara Federal e no Senado para que esta via seja asfaltada”, frisou Passos.
Sobre o assunto, um morador manifestou sua indignação e disse que a pavimentação dessa estrada é uma promessa desde a época do ex-governador Paulo Afonso Vieira. “Cada governo que entra promete, mas não cumpre”, falou. O vereador Fernando de Oliveira (PMDB), que assumiu a vaga de Wilson Pereira, afirmou não acreditar que um dia isso possa acontecer. “Eu mesmo, nas outras vezes como vereador e secretário de Obras, levei este pleito para os governantes e não obtive êxito. Infelizmente, tenho que dizer que sou descrente que essa obra possa um dia ocorrer”, comentou. Outro morador da comunidade completou afirmando ser “um absurdo, um distrito que toda safra produz mais de um milhão de sacas de grãos, cebola e beterraba, não ter um acesso pavimentado ou então com boas condições de tráfego”.
 

Manifestações dos vereadores

 A colocação de postes de iluminação nos campos de futebol ou quadras esportivas do interior do município foi o que apresentou o vereador Alexey Sachweh (PPS), durante a sessão itinerante em Felipe Schimidt. “Os jovens do interior necessitam de lugares específicos para a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer, principalmente no período noturno e nos finais de semana”, justificou.
Célio Galeski, vereador pelo (DEM), criticou a resposta da Celesc sobre o requerimento de sua autoria que indagava o porquê da constante falta de energia elétrica durante o período da safra. “Nos mandaram uma resposta técnica, cheia de números, mas não nos convenceram. A companhia precisa é solucionar o problema e parar de causar prejuízos para os fumicultores de toda a região”, ressaltou.
O vereador Paulo Glinski (DEM) falou que permanece com o pedido de vistas sobre todos os projetos de lei encaminhados pelo executivo municipal. O vereador também comentou sobre o projeto de lei, de origem executiva, que prevê celebração de convênio entre a municipalidade e a Casan por um período de 30 anos. “Seria interessante a realização de uma audiência pública para que a comunidade também opinasse”, alertou.
João Grein (PT) falou que o meio rural precisa ser repensado pelos governantes, afinal, há muito tempo deixou de ser um espaço restrito apenas a produção agropecuária. “O interior é um espaço amplo de desenvolvimento e pode ser explorado em diversos setores”, disse.
Já o vereador Bene Carvalho (PMDB) falou sobre uma série de indicações que fez à Secretaria Municipal de Obras cobrando o patrolamento e cascalhamento das estradas do distrito de Felipe Schimidt. Bene ainda informou que a prefeitura do município já concluiu o projeto para a construção do novo refeitório, cozinha e ginásio de esportes da escola municipal da localidade. “Eu pedi que fossem incluídos também nesse projeto a reforma do telhado do antigo prédio e construção de mais três salas de aula”, completou.
Tarciso de Lima, vereador pelo (PP) ressaltou a diferenciação de funções desempenhadas tanto pelo poder legislativo, quanto pelo executivo. “Nós vereadores, temos a obrigação de legislar, fiscalizar e cobras os pleitos em favor da população. Mas, quem pode realizar e colocar em prática os pleitos é apenas o executivo municipal”, afirmou.
Gil Baiano (PSDB) falou do projeto de lei, de sua autoria, que prevê a delimitação para o plantio de pínus, eucalipto e outras culturas a beira das estradas rurais. “Estamos debatendo com os sindicatos e entidades rurais, Condema e outros órgãos, propostas para que os produtores rurais não sejam prejudicados”, ressaltou.
 

Líderes comunitários

 O produtor rural Oscar Crestani falou em nome da comunidade e cobrou melhores condições para as estradas que cortam o distrito. Segundo ele, a péssima conservação das estradas prejudicou muito os agricultores no período da safra. “Precisamos é da presença mais freqüente de maquinários da prefeitura aqui na localidade. Nossas estradas precisam de patrolamento e da colocação de cascalho em diversos pontos. Os barrancos a beira das estradas também carecem de melhorias, pois muitos deles já estão desmoronando e invadindo a pista”, explicou.
Na oportunidade, Crestani lamentou o fato do prefeito municipal Leoberto Weinert e do seu vice, Beto Faria, não estarem presentes. “Seria importante que eles tivessem aqui para ouvir nossas reclamações”, concluiu. Mais uma vez, apenas a secretária municipal de Saúde, Telma Regina Bley e o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Vanderley Dombroski, compareceram numa sessão realizada fora da Câmara Municipal de Vereadores esse ano.
Já o professor Quintino Everton Jungles, diretor da escola municipal da comunidade, lembrou que nos últimos anos muitas coisas evoluíram, citando como exemplo, os setores de saúde e educação. Porém, ele cobrou uma atenção maior dos governantes para a infraestrutura, segurança pública e opções de lazer principalmente para a juventude. “Peço ainda que os vereadores acompanhem de perto as análises e debates que irão ser realizadas para a criação do novo plano de carreira para os profissionais em educação que atuam na rede municipal de ensino”, solicitou.
Um documento, contendo todas as reivindicações das comunidades que integram o distrito será confeccionado pelo legislativo e encaminhado ao prefeito municipal.
 
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134