Comunidades do interior pedem a instalação de creche rural

por admin última modificação 08/03/2018 21h05
Paulo Glinski e Miguel Gontarek participaram de reunião com moradores na localidade de Rio dos Pardos

Comunidades que integram o distrito de Pinheiros, no interior de Canoinhas, estão se mobilizando para buscar junto ao poder público municipal informações e mecanismos que possam garantir a instalação de uma creche rural. No sábado (10), mais de 40 pessoas estiveram reunidas na localidade de Rio dos Pardos para debater o assunto. Participaram do encontro, o vereador Miguel Gontarek (PSD), que é morador e representante da comunidade, e também o presidente da Câmara Municipal, Paulo Glinski (PSD).

Os moradores pedem políticas públicas efetivas para o meio rural e a instalação de uma creche seria uma delas. Segundo Glinski, as pessoas querem melhores condições de vida no campo e, as mulheres, clamam por um local adequado para que possam deixar com segurança seus filhos no período em que estão na lavoura. “Grande parte das mães, presentes na reunião, nos afirmou que além dos serviços domésticos, ainda precisa auxiliar o marido no trabalho braçal referente à produção e colheita da safra”, relata.

O vereador lembra ainda que a instalação da creche beneficiaria uma série de famílias do distrito e que hoje se sente desamparada. “O município completou cem anos, tem sua economia voltada para a agricultura e, até hoje, nenhuma comunidade interiorana conta com uma creche rural. É um erro histórico, culpa desse governo, bem como, dos demais que lhe antecederam”, frisa.

Lei municipal n◦ 3.772, de 29 de novembro de 2004, instituiu o “Programa Creche Rural”. A partir dela, a prefeitura de Canoinhas ficaria autorizada a criar nas comunidades rurais Centros de Educação Infantil como forma de apoiar as famílias de agricultores no atendimento de crianças de 0 a 6 anos. “A lei fará oito anos e o atual governo fechará o mesmo período sem pelo menos um projeto piloto em uma comunidade do interior”, lembra o vereador.

Diante da solicitação das pessoas presentes na reunião, o presidente da Casa, Paulo Glinski (PSD) e os vereadores Beto Passos (PT), Miguel Gontarek (PSD) e Célio Galeski estão encaminhando indicação à Secretaria Municipal de Educação para que se realizem estudos visando à implantação de um projeto piloto na comunidade do Rio dos Pardos. “Desde 2004 venho lutando para que a Lei municipal seja cumprida. Nesse período, apresentei requerimentos e diversas indicações solicitando o pleito. Por inúmeras vezes estivemos reunidos com a população e cobramos dos governantes esta creche rural”, disse Galeski, que é natural do distrito de Pinheiros.

Na sequência, Glinski completou dizendo que aproximadamente 40 mães já se manifestaram favoráveis e aguardam a implantação do Centro de Educação Infantil.