Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar participa de Sessão e apresentar trabalhos realizados

por Assessoria de Imprensa última modificação 16/02/2023 10h21

Segundo o Tenente Coronel Sasinski os furtos simples têm aumento de 30% em 2022 na comarca de Canoinhas

Participou da Sessão na última segunda-feira, 13, e fez uso da Tribuna o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Silvano Sasinski. Ele falou dos números da área de abrangência do 3ºBPM, de furtos simples registrados pela Polícia Militar no ano passado e que aumentou em 30% em relação ao ano anterior. Enquanto em 2021, 285 furtos nesta modalidade foram praticados, em 2022 este número saltou para 371. Janeiro, março e abril do ano passado foram os meses com maior número de registros.

Este e outros números sobre a segurança pública na área de abrangência do 3º Batalhão de Polícia Militar foram apresentados pelo comandante da corporação, tenente coronel. Sasinski lembrou que os furtos simples preveem penas que não passam de quatro anos, disse que isso remete ao velho jargão “a Polícia prende e a justiça solta. A questão não é nossa, nós aplicamos a lei. Precisa que existam requisitos para a prisão preventiva. Se a pessoa foi acusada e foi comprovado que ela cometeu o furto, mesmo assim ela vai responder em liberdade”, pontuou.

Sasinski disse ainda que pessoas que cometem furtos simples são conhecidas da Polícia. “Assim que essas pessoas estão segregadas, os números começam a cair”, ponderou. O difícil é conseguir mantê-los na cadeia. “Temos de procurar nossos deputados e senadores pedindo que as leis aprovadas respondam aos anseios da sociedade. As pessoas não estão ficando presas. Todo autor de delito faz uma avaliação do que vai render o ato e qual será a pena”, disse. Comandante falou sobre a necessidade de se investir em mais videomonitoramento (instalação de câmeras de vigilância) e aumento de efetivo do batalhão.

HOMICÍDIOS:
Canoinhas tem taxa de homicídios que se aproxima da taxa da capital Florianópolis. Com cinco assassinatos registrados em 2022, essa taxa chegou a 9,09% para cada 100 mil habitantes, de acordo com o Anuário da Segurança Pública. Florianópolis tem taxa de 10,8%, praticamente a mesma do Estado de Santa Catarina, com taxa de 10,7%. O Brasil tem taxa de homicídios de 20,19%.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199