Com mais de 50 prêmios, grupo voluntário de dança pede auxílio para poder continuar competindo

por admin última modificação 08/03/2018 21h04
Sérgio Texeira da Silva falou em tribuna, pedindo destinação de recursos para transporte de alunos

A tribuna livre desta terça-feira (14), na Câmara de Vereadores de Canoinhas, contou com a participação de um representante da dança, da cultura e do voluntariado. Sérgio Teixeira da Silva executa o projeto Urban Style há 5 anos, cujos resultados, através de um grupo de hip hop e dança de rua (street dance), têm rendido prêmios e reconhecimento. Com a presença de alunos e pais, o idealizador relatou que já são mais de cinquenta troféus conquistados pela equipe, formada por 26 alunos, das mais variadas idades, entre crianças, jovens e adultos. Recentemente, inclusive, os dançarinos conquistaram dois pódios máximos em um dos festivais - como melhor grupo e melhor dançarino (com o bailarino Patrick) -, trazendo para casa, respectivamente, R$1 mil e R$200, que foram gastos com os custos das competições que vieram na sequência.

O objetivo de Sérgio, ao vir falar na plenária, foi pedir o apoio desta Casa de Leis para que, após conversa e posterior confecção de projeto de Lei com a área Executiva, os edis aprovem a destinação de recursos para o transporte dos dançarinos, para que, assim, o grupo possa continuar viajando e competindo em festivais. E mais que isso: que a equipe possa se inscrever em festivais maiores. No Urban Style alguns alunos não pagam mensalidades e outros pagam quantias simbólicas entre R$15 e R$30, apenas para custear aluguel e outras despesas. Além disso, são os próprios bailarinos que auxiliam o professor a montar os figurinos.

Segundo informações levantadas pelo próprio professor, para que as sete viagens previstas para este ano sejam realizadas, o Urban Style gastaria um montante de cerca de R$27 mil, sendo R$12 mil em transporte, R$4500 em inscrições, R$3 mil em figurino e R$7 mil em alimentação. A ajuda com os ônibus já auxiliaria muito, de acordo com Teixeira da Silva.

Sérgio ainda trouxa à tona a importância que atividades deste tipo têm para que os jovens não fiquem com o tempo ocioso e, assim, acabem cedendo a outras ofertas, por vezes de cunho não sadio. Esse é um dos motivos de o idealizador ter custeado alimentação ou outros itens para alguns alunos durante viagens, fato que ele relatou emocionado. “Eu deixo da minha família para estar com eles, então gostaria do apoio de vocês. Não é nada para mim. É para eles. Para a gente poder realizar um trabalho cada vez maior”, desabafou.

Os edis foram solícitos com o pedido de Sérgio Teixeira da Silva. O presidente da Casa, Wilmar Sudoski (PSD) lembrou o carinho com que o professor conduz o projeto e garante que se o texto vier do Executivo para a Câmara, não vê quem vá se opor. “Conte conosco. A Casa aqui é nossa, é do povo, é para os Canoinhenses”, disse.

A vereadora Zenici Dreher (PR) parabenizou a postura de Sérgio Teixeira e sugeriu que ele apresente o projeto a Conselhos, como o da Juventude, por exemplo, cuja reabertura foi proposta pelo edil Paulinho Basílio (PMDB). Ela relatou que, através destes órgãos, é possível formar um plano e defender questões como a cultura, a dança e o esporte.

Paulinho Basílio, por sua vez, cumprimentou jovens e disse que Sérgio Teixeira dá dignidade e ensina um pouco de cidadania a esses jovens, “porque talvez se não fosse o grupo, eles não estariam aqui hoje e não conheceriam a Câmara de Vereadores, que é tão importante para nós, para colocarmos os anseios da sociedade.”

Ao lembrar que trabalha em rádio e que pode abrir as portas para divulgação, o edil Chico Mineiro (PR) comentou ainda que sua página na internet também está à disposição para que o Urban Style faça suas publicidades.

De acordo com o vereador Paulo Glinski (PSD), a Câmara tradicionalmente sempre aprovou projetos que vieram para esse tipo de auxílio. Ele reforça que a ideia precisa ser conversada com o Executivo, mas garante que, “vencida essa fase, entendida como possível, aqui na Câmara a aprovação vai ser unânime.”

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004