Cidasc nega interdição de abatedouro, mas exige adequações por parte do Cedup

por admin última modificação 08/03/2018 21h04
Esclarecimento foi feito por médica veterinária do órgão durante reunião na Câmara Municipal; Vereadores visitam colégio e se colocam à disposição da direção provisória e alunos

Ao contrário do que havia chegado até o conhecimento dos vereadores e discutido nas sessões ordinárias desta semana, o abatedouro de bovinos, suínos e aves do Cedup Vidal Ramos não foi interditado pela administração regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc).

Durante reunião no gabinete da presidência da Câmara, na manhã de quinta-feira, 20, a médica veterinária Carolina Pazda Dambroski esclareceu que o órgão apenas exigiu adequações na estrutura física do matadouro. O colégio ainda não foi notificado sobre o prazo.

Além disso, também foi solicitada a inspeção dos procedimentos por médico veterinário credenciado junto à secretaria municipal de Agricultura. “Nem que o abate seja para o consumo próprio dos alunos, isso precisa ser feito”, garantiu.

Participaram da reunião o secretário regional Ricardo Pereira Martin; a gerente regional de Educação, Tânia Mara Medeiros Bastos; o gerente regional da Cidasc, Rodolfo Zipperer; a médica veterinária da Cidasc, Sabrina da Silva Freitas; o assessor do Cedup, Adilson Luiz Azevedo Velho, que atualmente responde pelo comando do colégio, além de alunos da escola. O encontro foi intermediado pelos vereadores Renato Pike (PR), Paulo Glinski (PSD) e João Grein (PT).

Alternativas

Secretário regional Ricardo Pereira Martin disse que não existem dotações orçamentárias para que o Estado realize as reformas exigidas neste momento. Já o assessor do Cedup afirmou que o colégio vai procurar adequar sua estrutura para que pelo menos as aves continuem sendo abatidas no local. Seguindo sugestão da médica veterinária Carolina, o Cedup deve terceirizar o abate de bovinos e suínos.

Merenda

Indagado pelos vereadores, o assessor do Cedup negou que bolachas vencidas estariam sendo servidas no café da manhã dos estudantes. Falou ainda que está em andamento, na Secretaria de Estado da Educação, o processo que prevê a terceirização da alimentação escolar. “Se isso de fato ocorrer, grande parte dos nossos problemas seria resolvido”, acrescentou.

Visita

Atendendo a convite da direção provisória do Cedup, vereadores Renato Pike (PR) e Paulo Glinski (PSD) realizaram visita à escola no início da tarde de sexta-feira, 21. Lá, receberam informações sobre as atividades desenvolvidas e, in loco, foram conhecer o funcionamento do refeitório, do abatedouro e da padaria.

Também foram recepcionados por alunos que integram a direção da Cooperativa Escola dos Alunos do Colégio Agrícola Vidal Ramos (Coopesa), onde foram informados de algumas ações que estão sendo colocadas em prática.

Em nome dos demais vereadores, Pike colocou a Câmara à disposição dos alunos e da direção da escola. “Se não tivermos como resolver alguma situação, estaremos auxiliando e buscando soluções de alguma outra maneira. Somos parceiros”, garantiu.

Ex-aluno do Cedup, Glinski falou que os projetos do colégio têm de estar sempre em evidência. “Para receber mais alunos e manter sua tradição de preparar profissionais capacitados para o mercado”, frisou.

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467/JP