Cerimonial marca a formatura de 34 soldados femininos em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h03
Vereadores João Grein e Renato Pike prestigiaram a solenidade realizada na manhã de sexta-feira, 08, no 3º BPM

Depois de serem preparadas para o cumprimento de missões no campo do policiamento ostensivo e da preservação da ordem pública, 34 alunas que concluíram o Curso de Formação de Soldados (CFSd), em Canoinhas, passam a ingressar o quadro da Polícia Militar catarinense.

O ato de formatura aconteceu na manhã de sexta-feira, 08, no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sendo acompanhado por autoridades civis e militares, policiais militares da ativa e da reserva, além de familiares e amigos das formadas.

O legislativo canoinhense marcou presença na solenidade. Para o presidente da Câmara, vereador João Grein (PT), a defesa do cidadão e da sociedade ganha um importante reforço com as novas profissionais. “Vêm para somar e auxiliar os policiais que já estão na ativa a garantir a segurança e a ordem pública no território catarinense. Tenho certeza que irão bem representar e elevar ainda mais o nome dessa instituição que é a Polícia Militar”, ressaltou.

Já o vereador Renato Pike (PR) enfatizou o trabalho do 3º BPM, que só esse ano formou duas turmas de soldados, totalizando 63 novos profissionais para o quadro da PM. “É preciso reconhecer o empenho do comando do batalhão para que os cursos fossem realizados em Canoinhas. Também vale registrar o empenho dos monitores, que não mediram esforços para repassar o conhecimento teórico e prático e preparar esses novos profissionais para a carreira militar”, afirmou.

Simultaneamente, também foram realizadas cerimônias nas cidades de Florianópolis (136 soldados femininos) e São Miguel do Oeste (32 soldados femininos). Desta forma, a corporação passa a contar com 202 novas profissionais. Desde 2011, a Polícia Militar registrou o ingresso de 3.037 novos policiais.

O curso

Numa carga horária de 1.345 horas/aula, distribuídas em nove meses, as formadas receberam instruções e participaram de estágios, escalas de serviço e de operações. Foram desenvolvidas 35 disciplinas, sob a orientação do secretário e comandante do corpo de alunas, 1º tenente Paulo Ricardo Galle. O tenente coronel Mário Renato Erzinger, comandante do 3º BPM, foi o diretor da unidade de ensino.

Cerimonial

Os certificados de conclusão do curso, além do kit policial militar, foram entregues às formadas pelos padrinhos, madrinhas e familiares. O conjunto de equipamentos de proteção individual acompanhará o policial durante toda a carreira, sendo formado por uma pistola calibre. 40, 35 munições calibre.40, um colete balístico, uma algema, um espargidor de gás, um bastão tonfa e um cinco de guarnição completo.

Alunas soldados que foram destaques no curso tiveram seus esforços e dedicação premiados pelo comando do 3º BPM. Denise Picolotto Pageski foi a melhor atiradora combatente com a média 9,64.

A formada Viviane Macari foi a melhor colocada nos testes de aptidão física, alcançando a média 10,00. Como primeiro lugar geral no curso, com média de 9,68, ficou a formada Aline Becker.

Em seu pronunciamento, tenente coronel Mário Renato Erzinger disse que a carreira militar é uma das mais difíceis e edificantes profissões que existe, classificando-a como um verdadeiro sacerdócio. Às formadas, falou que a profissão irá exigir ética e dedicação, sempre sustentada nos três pilares do exercício da atividade do policial militar. “Que é o valor da autoridade, o respeito às leis e o cumprimento das ordens”, acrescentou.

O subcomadante geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, fez menção aos 179 anos da Polícia Militar, aos 11.370 profissionais que compõem o seu quadro e a presença da instituição em 295 municípios catarinenses. Afirmou ainda que a partir daquele momento, as novas policiais estavam assumindo o compromisso de estar “diuturnamente nas ruas protegendo as pessoas, combatendo o crime, preservando a ordem e fazendo cumprir as leis”.

A solenidade foi finalizada após o juramento das formadas perante o pavilhão nacional, apresentação do grupamento ao comandante da corporação e o grito de guerra das novas policiais.

Formadas

- Aline Becker