Ceja forma 31 alunos no interior de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h02
Vereador Miguel Gontarek está entre os formados do Ensino Médio; Presidente Paulo Glinski prestigia a solenidade em Rio dos Pardos
Solenidade realizada na noite de sexta-feira, 07, na localidade de Santa Bárbara do Rio dos Pardos, interior de Canoinhas, formou 31 alunos do Ensino Médio pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). A grande maioria dos estudantes é residente nas localidades que integram o distrito de Pinheiros. Entre os formados está o vereador Miguel Gontarek (PP) e sua esposa Siomara. “Nunca é tarde para estudar e buscar novos conhecimentos. Sinto-me realizado por ter concretizado esta etapa e preparado para enfrentar novos desafios”, comentou Gontarek.
Vereador presidente Paulo Glinski (PSD) representou o legislativo canoinhense durante o cerimonial e destacou a importância do programa de alfabetização, principalmente, no meio rural. “Oportuniza o ensino a todas àquelas pessoas que, por uma série de motivos, não tiveram como estudar durante o período regular. É um programa de excelência, que apresenta resultados alentadores e que precisa ter uma continuidade principalmente nas localidades interioranas”, frisou.
O Ceja Canoinhas implantou cursos presenciais em sala de aula em todos os municípios de abrangência da 26ª Secretaria do Desenvolvimento Regional a partir do ano de 2011. Anteriormente, os cursos de alfabetização, nivelamento e de Ensino Fundamental e Médio eram oferecidos na modalidade de blocos e só funcionavam nas sedes dos municípios.
Em Canoinhas, o Ceja possui salas de aula nas localidades de Santa Bárbara do Rio dos Pardos, (31 alunos formados e outros 18 estudantes por se formar em julho de 2013 no Ensino Fundamental); em Felipe Schmidt (20 alunos do Ensino Médio com formatura prevista para abril de 2013); em Bonetes (25 estudantes com aulas sendo finalizadas em dezembro de 2013); em Fartura (duas turmas com 50 alunos e encerramento previsto para dezembro de 2013); em Taquarizal (28 estudantes com aulas sendo encerradas em julho do próximo ano); no Sítio dos Correias (com 18 alunos do Ensino Fundamental e aulas até dezembro de 2013); no Salto da Água Verde (duas turmas).
O diretor do programa, professor Osmar Oleskovicz, informa que o Ceja oferece também turmas nos bairros Alto das Palmeiras, Piedade, Loteamento Cristo Rei, Jardim Esperança, e no Campo da Água Verde. A formatura dos estudantes do Ensino Fundamental do Alto das Palmeiras vai acontecer no sábado, 15. Grande parte deles é de funcionários da empresa Quantum Engenharia Elétrica. Praticamente todos já se matricularam para a turma do Ensino Médio.
Outra formatura prevista para esta semana, mas na sexta-feira, 14, é dos alunos do Ensino Fundamental e que residem no Campo da Água Verde. Lá, o Ceja desenvolve suas atividades em parceria com Sesc Ler. A maioria dos formandos também já se matriculou nas turmas do Ensino Médio para o próximo ano.
Ainda de acordo com Oleskovicz, o Ceja está com matrículas abertas em várias localidades do interior e também nos bairros. Ele lembra também que o programa firmou parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e desde o ano passado oferece aulas para os detentos das Unidades Prisionais Avançadas (UPA`s) de Canoinhas e Porto União. Os cursos do Ensino Médio têm duração de dois anos e os de Ensino Fundamental dois anos e meio. “Também somos responsáveis pelo programa do governo federal intitulado de Santa Catarina – Brasil Alfabetizado, que objetiva erradicar o analfabetismo. Esse ano tivemos 14 turmas concluintes por todo o município de Canoinhas”, finalizou Oleskovicz.