Cavalgada de São João Maria reúne cerca de 150 cavaleiros

por admin última modificação 08/03/2018 21h02
Comitiva percorreu 11 comunidades do interior de Canoinhas e Bela Vista do Toldo; Vereador João Grein participou das atividades
Cerca de 150 cavaleiros percorreram os 200 quilômetros da 5ª edição da Cavalgada de São João Maria realizada entre os dias 30 de abril e 05 de maio nos municípios de Canoinhas e Bela Vista do Toldo. Ao todo a comitiva visitou 11 comunidades interioranas.
O ponto de partida e de chegada foi a localidade do Salto da Água Verde, interior de Canoinhas. O evento teve o respaldo organizacional do Clube do Cavalo que, há mais de dez anos, incentiva a prática do esporte, a valorização da tradição e o fortalecimento da cultura cabocla junto aos seus associados.
Participante desde sua 1ª edição, em 2009, vereador João Grein (PT) falou com entusiasmo sobre o evento deste ano. Estima-se que mais de mil pessoas acompanharam o movimento que percorreu os dois municípios. “Surpreendeu pela maneira como estávamos sendo esperados nas comunidades, as pessoas estavam organizadas e participaram das atividades com muita vontade”, ressaltou o parlamentar, ao fazer o uso da tribuna livre da Câmara, na noite de segunda-feira, 06.
Na localidade de Barra Mansa, distante cerca de 60 quilômetros do centro de Canoinhas, os moradores recepcionaram os cavaleiros com o “Fandango de São Gonçalo”. Em Santa Emídia, foi realizada uma celebração religiosa em alusão ao Dia de Santa Cruz, padroeiro do município, no dia 03 de maio.
Para Grein, a cavalgada objetiva manter viva as questões relacionadas ao Contestado, ao mesmo tempo em que pretende inserir as pessoas no debate cultural, econômico e social da região. “Em cada lugar, novos fatos foram agregados a literatura já existente. As pessoas falaram de crenças populares, sobre a mística do Monge João Maria e relembraram causos peculiares da nossa região”, finalizou.

Câmara de Vereadores de Canoinhas