Canoinhas receberá Escola Móvel do Consumidor durante esta semana

por admin última modificação 08/03/2018 21h02
Coordenador do Procon de Canoinhas esteve na Câmara para falar sobre o evento que acontece entre os dias 19 e 22 de maio; Vereadores elencaram prioridades a serem verificadas pelo órgão

Inaugurada há um ano e pioneira no país, a Escola Estadual de Defesa do Consumidor (Escola Móvel) se caracteriza por atuar de forma itinerante, sendo que só em 2014 se fez presente em 15 municípios catarinenses, ministrando palestras a um público superior a 9,4 mil pessoas.

Esta semana o município de Canoinhas receberá a unidade móvel da escola. A abertura das atividades está prevista para as 9h desta terça-feira, 19, na praça do Centenário Ubaldo Ricardo da Silva, ao lado da igreja Matriz Cristo Rei. O encerramento acontecerá na sexta-feira, 22.

Ao ocupar a tribuna da Câmara, na sessão ordinária de segunda-feira, 18, o coordenador do Procon de Canoinhas, Antonio Carlos Gomes dos Santos, disse que o evento é aberto ao público em geral e visa despertar o consumo consciente na população. “Seja por meio de vídeos, publicações ou materiais lúdicos elaborados por pedagogos e especialistas utilizados durante as palestras”, comentou.

A escola funciona em um baú instalado dentro de um caminhão, contendo abertura lateral e que se transforma em sala de aula com capacidade de abrigar até 40 pessoas. A estrutura é equipada com ar-condicionado, elevador de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, cozinha, banheiro, TV e sistema de audiovisual e material didático.

O evento é uma realização do Procon Municipal, com o apoio da prefeitura de Canoinhas.

 

Solicitações feitas pelos vereadores

Aproveitando a presença do coordenador do Procon na Câmara, vereadores canoinhenses elencaram prioridades a serem verificadas pelo órgão.

Por atender pessoas de toda região, Paulo Glinski (PSD) sugeriu que o Procon local buscasse a contrapartida junto às prefeituras de municípios vizinhos. “É Canoinhas que suporta com toda a estrutura, então que aconteça a participação por meio de cessão de funcionários ou até alguma outra forma de convênio”, frisou.

Vereador João Grein (PT) pediu o empenho do órgão para que as operadoras de telefonia melhorem o sinal do celular no município. “Parece que se revezam, enquanto uma está funcionando, a outra está descansando”, ironizou.

Wilmar Sudoski (PSD) comungou da mesma ideia do colega de Casa, informando que por algumas vezes encaminhou requerimentos às operadoras cobrando melhorias na qualidade do sinal, mas que não obteve êxito “Que se interceda em nome do município, para que essas empresas realmente deem condições para que os usuários possam utilizar de forma constante e continua essa ferramenta tão importante”, falou.

Osmar Oleskovicz (PSD) solicitou a fiscalização do órgão junto às agências bancárias da cidade, a fim de que seja cumprida a Lei Municipal de sua autoria e que estabelece o tempo máximo de 15 minutos para que os clientes recebam atendimento.

Já o vereador Renato Pike (PR) pediu o cumprimento da Lei Municipal que obriga as agências bancárias a adotarem o sistema de senhas e a oferecerem assentos aos usuários enquanto aguardam por atendimento.

 

Respostas

O coordenador informou que já fez à direção do Procon estadual pedido de duas novas unidades de atendimento: uma para Papanduva e outra para Bela Vista do Toldo ou Irineópolis. “Hoje não temos estrutura suficiente para atender os demais municípios da região”, observou ele, ao dizer que o órgão conta com apenas duas linhas telefônicas, dois atendentes e uma pessoa responsável pela parte administrativa. “E que cuida de despachar todos os processos até às 19h”, acrescentou.

Ainda de acordo com o coordenador, a cada dez atendimentos realizados pelo Procon local, pelo menos nove são de queixas contra a operadora Oi. “É a campeã de reclamações”, ressaltou ele, ao também se comprometer em ir pessoalmente conversar com os gerentes a fim de que as Leis Municipais passem a ser obedecidas por todas as agências bancárias da cidade.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134