Câmara vota esta semana projeto que autoriza concessão pública para os serviços de balsas

por admin última modificação 08/03/2018 21h01
Requerimento, assinado pelos vereadores, solicita que a Antaq de prazo de até seis meses para que o município consiga se adequar

Dará entrada ainda esta semana, na Câmara, projeto de lei de origem do executivo que solicita autorização para que o município de Canoinhas realize concessão pública objetivando a exploração dos serviços de balsa por uma empresa privada.

A matéria tramitará pela Casa em regime de urgência. Vereadores já acenaram positivamente pela sua aprovação que deverá acontecer de forma definitiva durante reunião extraordinária. “Já que o município está proibido de oferecer este tipo de serviço, é preciso dar celeridade a esta regulamentação”, justificou o vereador Paulo Glinski (PSD), na sessão ordinária de segunda-feira, 16.

Notificações aplicadas pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), no início deste mês, suspenderam temporariamente a travessia das balsas dos distritos de Felipe Schmidt e Paula Pereira e também da localidade de Taunay.

Multas de até R$ 200 mil foram expedidas para cada uma das balsas. Por estar paralisada em virtude de reforma, a balsa de Santa Leocádia não foi penalizada. O setor jurídico da prefeitura vai apresentar defesa esta semana. A informação partiu do próprio prefeito Beto Faria (PMDB), quando de sua participação na reunião das comissões técnicas da Câmara, na noite de segunda-feira.

Transtornos

Em sua fala, Paulo Glinski (PSD) fez menção às dificuldades ocasionadas pela suspensão dos serviços. Lembrou que muitos produtores utilizam as balsas para a locomoção de máquinas agrícolas e tratores ao Estado do Paraná, onde realizam o plantio das mais diversas culturas. “Vale lembrar que esses agricultores geram renda e recursos ao nosso município e não podem ser prejudicados”, ressaltou.

Presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR), apresentou requerimento solicitando o prazo de até seis meses para que o município possa se adequar a determinação. “Que seja assinado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e que, neste período, a prefeitura continue sendo responsável pela travessia das balsas”, falou.

O documento será levado pessoalmente pelo presidente à sede da Antaq, em Florianópolis, nesta quarta-feira. Todos os vereadores assinaram o requerimento.

Vereador João Grein (PT) não poupou críticas às penalizações impostas pela Antaq. Disse que ao invés de aplicarem notificações e multas, os técnicos deveriam conhecer a necessidade local. “Os governos, sejam eles municipais, estaduais e até o federal não conseguem manter diálogo com essas agências que, ao meu modo de ver, só criam problemas”, finalizou.

A reunião ordinária foi acompanhada por um grupo de produtores rurais da localidade de Taunay.