Câmara volta a debater delimitação para o plantio de árvores à beira das estradas

por elton — última modificação 08/03/2018 21h01
Projeto de lei deverá ser apresentado contendo propostas de entidades ligadas às áreas rural e florestal

Vereador Gil Baiano (centro) com representantes de entidades

A delimitação para o plantio de árvores à beira das estradas no interior de Canoinhas voltou a ser tema de debate na Câmara de Vereadores. Desta vez, o legislativo municipal, com a iniciativa do vereador Gil Baiano (PSDB), reuniu na tarde de segunda-feira (30), representantes de entidades ligadas às áreas rural e florestal com o objetivo de buscar propostas para a confecção de um novo projeto de lei que regularize esta situação.

Há dois anos, o projeto de lei 099/09, de autoria dos vereadores Gil Baiano e Alexey Sachweh (PPS) e que tratava do assunto já havia sido aprovado pela Casa, porém, vetado pelo prefeito Leoberto Weinert (PMDB). “Queremos, com estes encontros, ouvir sugestões para que enfim façamos um projeto que regularize o plantio à beira das estradas e que também não prejudique os nossos agricultores”, explicou Baiano. É comum, em grande parte das localidades do interior, encontrar reflorestamentos de pínus e eucalipto e o plantio de diversas culturas confrontando e, até mesmo, invadindo as estradas. Nos próximos dias, novas reuniões serão agendadas para tratar do tema.

Com o projeto, que deverá ser apreciado em breve, a Câmara Municipal pretende também responsabilizar os proprietários pela roçada das encostas e barrancos à beira das estradas. “Os galhos das árvores que caem sobre a pista e o mato que ficam nas encostas atrapalham tanto o tráfego de veículos leves, quanto de pesados, e ainda podem ocasionar o risco de acidentes”, frisou o vereador Célio Galeski (DEM).

Para a elaboração da matéria, os vereadores contam com a participação, orientação e fiscalização de representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Sindicato dos Madeireiros, Defesa Civil do município, Centrais Elétricas de Santa Catarina e assessoria jurídica da prefeitura de Canoinhas e da Câmara Municipal.