Câmara recebe voluntárias de Rede Feminina de Combate ao Câncer em ação alusiva ao “Outubro Rosa”

por admin última modificação 08/03/2018 21h01
Presidente da entidade apresentou trabalho realizado no município na tribuna

A Rede Feminina de Combate ao Câncer presta serviços de forma gratuita em Canoinhas há 33 anos. Trabalhando nos setores ambulatorial, assistencial, promocional e educacional, o mês de outubro é um dos mais movimentados para as voluntárias da entidade. A campanha “Outubro Rosa” tem como objetivo estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio do autoexame e dos procedimentos médicos necessários para a saúde da mulher. Por este motivo, todos os anos, a instituição realiza ações de conscientização com o intuito de ampliar o debate e a consciência do público feminino sobre a importância de se prevenir. Nesta semana, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Elizabeth Vitória Luna, fez uso da tribuna da Câmara de Vereadores para falar um pouco mais sobre o trabalho da entidade.

Durante sua fala, Elizabeth resgatou um breve, mas importante histórico da atuação da rede no município. Atuante em sede própria desde 1993, a instituição já atendeu mais de 16 mil mulheres desde sua fundação. A presidente relatou que, hoje, apenas quatro funcionárias da entidade são remuneradas. O restante do trabalho realizado pela instituição concentra-se nas mãos das mais de 50 voluntárias. “São pessoas que nos surpreendem no dia-a-dia com a sua disposição, muitas vezes em detrimento de seus compromissos pessoais”, comentou.

Elizabeth comentou que, apenas em 2016, foram realizados 2625 procedimentos médicos de forma totalmente gratuita a mulheres de Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Monte Castelo, Itaiópolis, Major Vieira e Irineópolis. Além do atendimento ambulatorial e assistencial, as voluntárias da rede trabalham com a realização de palestras e ações educativas. A instituição também conta com uma equipe de organização de ações promocionais, de onde sai uma grande parcela dos recursos que mantém a organização de pé. “A rede necessita de promoções em integração com a sociedade para que continuemos executando nossos serviços”, relatou.

Ao finalizar sua fala, Elizabeth agradeceu ao presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), pelo Projeto de Lei nº 170 de 2017, de sua autoria, que institui o mês “Outubro Rosa” a nível municipal. “Parcerias, para nós, são valiosas para que a gente consiga trabalhar cada vez melhor”, afirmou.

Sudoski agradeceu a presença de Elizabeth e das demais voluntárias e destacou a importância do trabalho realizado pela rede, motivo pela qual atua há tantos anos no município. “Por isso que a entidade está sobrevivendo e fazendo esse papel social tão importante que, muitas vezes, o poder público não consegue realizar em sua totalidade”. A vereadora Zenici Dreher (PR) também parabenizou as voluntárias, lembrando que o serviço realizado por elas complementa o atendimento oferecido no Sistema Único de Saúde.

O vereador Paulinho Basílio (PMDB) elogiou o trabalho prestado pela entidade e disse sempre espantar-se com a quantidade de pessoas que a rede atende na região. “Isso, para o poder público, é gratificante”, afirmou.

A vereadora Norma Pereira (PSDB) também destacou os números trazidos por Elizabeth e comentou que, devido às ações preventivas que a rede realiza, há um reflexo nos procedimentos de saúde curativa oferecidos pelo poder público. “Se o poder público analisar friamente, ele vai perceber que tem que dar todo o apoio para vocês, porque essa instituição gera uma economia fantástica na saúde curativa por meio do trabalho na saúde preventiva”, afirmou.

A vereadora Zenici Dreher (PR) comentou que, mesmo que as cidades vizinhas ofereçam atendimento, acredita que as mulheres procuram a rede pela qualidade do serviço e do acolhimento prestado. “Isso já demonstra o diferencial que vocês tem no atendimento às mulheres”. Após Elizabeth comentar que a entidade atende mulheres de diversos municípios, porém só recebe contribuição oficial da administração de Canoinhas, Zenici também ressaltou a necessidade de “tensionar as prefeituras vizinhas”, o que “poderia fortalecer a região e dar à entidade condições para fornecer mais atividades de promoção à saúde”.

Destacando o empenho das voluntárias da instituição, a vereadora Telma Bley (PMDB) corroborou com a fala de Zenici, afirmando que é importante firmar um acordo com as prefeituras de municípios vizinhos. Considerando que a rede possui uma sala de fisioterapia, porém atualmente não dispõe de nenhum profissional da área para trabalhar voluntariamente, a vereadora sugeriu que haja um diálogo entre a entidade e prefeituras vizinhas, de modo que os demais municípios possam contribuir, ao menos, com a cessão de um profissional de seu quadro para o atendimento na instituição. “Vocês ganham com esse tipo de fisioterapia e para a prefeitura acaba não sendo oneroso, pois já está na folha”.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123