Câmara quer garantias que possível ‘mau cheiro’ originado pela ETE será neutralizado

por admin última modificação 08/03/2018 21h00
Renato Pike disse que moradores do Campo D’Água Verde estão preocupados e convoca técnicos para dar explicações aos vereadores

Apesar de ainda não ter saído do papel, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que em breve será construída no distrito do Campo D’Água Verde divide opiniões entre os moradores do local.

Na tribuna da Câmara, vereador Renato Pike (PR) disse que a comunidade está preocupada com relação ao possível ‘mau cheiro’ que será originado através da ETE. “Estão apreensivas porque têm a informação de que a rede de bombeamento será fechada, mas a estação de tratamento do esgoto ficará a céu aberto”, frisou ele, ao citar que situação semelhante é vivenciada em outros municípios do país.

Além da remoção das cargas poluentes do esgoto e da devolução do produto tratado ao ambiente, Pike afirmou que é preciso ter garantias de que os processos físicos, químicos e biológicos a serem implementados neutralizem o odor. “Afinal, a ETE será instalada há menos de 600 metros das residências e isso pode se transformar num grande risco”, alertou.

Para ter certeza de que a estação não trará nenhum problema ambiental para o distrito, é que o vereador apresentou dois requerimentos.

Através deles está convocando o gestor de saneamento da prefeitura, Frederico Valdir Ecker, o Didi, e também o engenheiro civil da Itajui, empresa responsável pelas obras do esgotamento sanitário em Canoinhas, para virem até a Câmara e fornecer explicações complementares aos vereadores.

Opiniões

Assim como Pike, outros vereadores também se manifestaram sobre o assunto. João Grein (PT) falou que existe tecnologia suficiente para tratar o esgoto e eliminar o ‘mau cheiro’, mas basta saber se isso consta no projeto de construção da ETE.

Vereador Paulo Glinski (PSD) lembrou que as obras da ETE só devem iniciar nos próximos meses e, por esse motivo, ainda é possível fazer adaptações. Para isso, está solicitando por meio de requerimento direcionado à municipalidade, a cópia do projeto de engenharia da estação. “E os técnicos têm que vir à Câmara e nos dizer e assinar que a obra não causará nenhum problema para as pessoas que moram naquela redondeza”, ressaltou.

Já Wilmar Sudoski (PSD) informou que a ETE será construída numa região que tende a se desenvolver nos próximos anos. “Ali a prefeitura fez a cessão de uso de terrenos para várias empresas, existe uma vila e novas residências estão sendo feitas. Por isso é preciso ter muita cautela e talvez até repensar a estação naquele local”, argumentou.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134