Câmara pede intervenção de lideranças para que curso de Medicina seja oferecido em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h00
Requerimentos assinados pelos vereadores estão fundamentados em Resolução do CONSUN da Universidade do Contestado sobre a oferta de 72 vagas anuais

Através de requerimentos propostos por Wilmar Sudoski (PSD) e assinados por todos os vereadores, a Câmara de Canoinhas está solicitando a intervenção de lideranças políticas e da direção da Universidade do Contestado (UnC) para que o curso de Medicina seja oferecido no campus local já no próximo ano.

A iniciativa dos vereadores está fundamentada na Resolução n°042/2016, do Conselho Universitário (CONSUN) da UnC, e que dispõe sobre a criação do curso e a oferta de 72 vagas anuais, a partir do primeiro semestre de 2017.

Durante expediente na sessão ordinária de segunda-feira, 07, Sudoski disse que a estrutura física do campus local da UnC, o Hospital Santa Cruz, a Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPMAM) com elevado número de atendimentos diários e as condições favoráveis dos postos de saúde podem influenciar no momento da decisão e fazer com que a universidade opte por Canoinhas.

Para ele, a oferta do curso no município representaria um importante reforço para os serviços públicos de saúde. “Seria de grande importância para a saúde pública local, pois a partir do 3º ano de Medicina os alunos já passam a atuar em hospitais e unidades de saúde como auxiliares dos médicos, preparando-se para o exercício da profissão”, explicou.

Vereador e vice-prefeito eleito Renato Pike (PR) defendeu o diálogo com a direção da UnC, a fim de saber o que falta para que a universidade contemple o município com a oferta do curso. “É importante termos essa informação até para poder correr atrás”, salientou, ao reforçar que o poder público municipal é e continuará sendo parceiro da instituição.

Os documentos elaborados pela Câmara tem como destinatários o prefeito Beto Faria (PMDB); o secretário executivo Ricardo Pereira Martin, da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Canoinhas; o deputado estadual Antônio Aguiar (PMDB); a professora Solange Sprandel da Silva, Reitora da UnC; o diretor do campus da UnC Canoinhas, Luiz Alberto Brandes; e o presidente do Conselho Curador da UnC, Ismael Carvalho.