Câmara Municipal homenageia escritores com títulos de “Amigo de Canoinhas”

por admin última modificação 08/03/2018 21h00
Comendas foram entregues a onze personalidades que possuem obras publicadas; Legislativo Municipal também concede título de cidadão honorário a ex-comandante do 3º BPM

Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 07, a Câmara Municipal de Vereadores homenageou escritores canoinhenses de nascimento ou por adoção e que possuem obras publicadas. Títulos de “Amigo de Canoinhas” foram entregues a onze personalidades.

Dez projetos de resolução que deram origem a honraria tiveram a autoria da presidente da Casa, vereadora Cris Arrabar (PT). Um deles tem como proponente o vereador Renato Pike (PR).

A solenidade foi acompanhada por autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos homenageados.

Em sua fala, a vereadora Cris Arrabar disse que admira quem se dedica, dispõe de seu tempo para escrever, consegue expor suas ideias e também publicar um livro. Ela ainda enalteceu os escritores por elevarem o nome de Canoinhas através de suas obras. “Guardem com muito carinho essas homenagens, porque foi com muito carinho que elas lhes foram oferecidas”, acrescentou.

Prefeito Beto Faria (PMDB) referenciou as obras dos escritores como sendo exemplos culturais, educacionais, espirituais, de respeito e de valores para a comunidade. “A vida é feita de exemplos e por esse motivo parabenizo a Câmara de Canoinhas por ter a sabedoria de reconhecer e conceder homenagem a essas personalidades”, ressaltou.

Durante o cerimonial ainda foi realizada a entrega do título de cidadão honorário de Canoinhas ao coronel da reserva Vilmar Capanema, ex-comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar. A comenda é uma proposição do então vereador Saulo Pinto Sabatini, aprovada pelo legislativo canoinhense no ano de 2000. O cumprimento da resolução que deu origem a homenagem partiu do vereador Wilmar Sudoski (PSD).

Sob a regência de Maria de Lurdes Brehmer, o Coral Santa Cecília realizou três apresentações no decorrer da solenidade.

Homenageados

·         Antonio Pereira Coutinho – autor do livro “Minutos de Reflexão”.

·         Andreas Carlos Costenaro – autor do livro “Uma Observação”.

·         Adriana Bueno de Oliveira – autora do livro “Os Segredos do Mar”.

·         Ederson Luiz Matos Mota – autor do livro “Olhos Flamejantes e Outras Histórias”.

·         Fábio Rodrigues – autor do livro “Marcílio Dias nos Corações – a História de um Vilarejo”.

·         Fernando Tokarski – autor dos livros “Anita e Outros Povos” e “O Tamboreiro de Pedras Brancas”.

·         João Ribeiro – autor do livro “Minhas Eternas Lembranças”.

·         Luciane Seleme – autora dos livros “Eterna Conquista” e “Vencendo Desafios – Relatos de Superações”.

·         Maria Salete Sachweh – autora do livro “Educação: Dominação e Liberdade na Guerra Santa do Contestado”.

·         Pedro Penteado do Prado – autor dos livros “Mácula” e “Química Mágica – a Experimentação”.

·         Silvia Terezinha Treml – autora do livro “Um Pé de Cá... e Outro Lá”.