Câmara Municipal entrega honraria a juiz diretor do Foro

por admin última modificação 08/03/2018 21h00
Márcio Schiefler Fontes recebe o título de cidadão honorário de Canoinhas; Sessão solene aconteceu na quinta-feira, 14

Durante sessão solene, realizada na noite de quinta-feira, 14, a Câmara Municipal concedeu título de cidadão honorário de Canoinhas para o juiz diretor do Foro, Márcio Schiefler Fontes. Projeto de resolução nᵒ006/2013, que deu origem a honraria, teve como autores os vereadores Paulo Glinski (PSD), Neno Pangratz (PP) e também o presidente da Casa, Renato Pike (PR).

Autoridades civis e militares, desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, advogados, acadêmicos do curso de Direito da Universidade do Contestado – campus Canoinhas e familiares do homenageado acompanharam a solenidade. O canoinhense Paulo Gallotti, ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o catarinense Marco Aurélio Buzzi, ministro em atividade do STJ, também prestigiaram o cerimonial que contou com apresentações do Coral Santa Cecília.

Pronunciamentos

Falando em nome dos vereadores, Paulo Glinski (PSD) destacou a retidão profissional do magistrado, enfatizando ainda sua atuação social e comunitária. “É acompanhando o dia a dia de seu trabalho na Comarca, que percebemos sua vontade e dedicação para que as demandas sejam atendidas e os problemas resolvidos. Com satisfação os canoinhenses lhe recebem como filho dessa querida terra”, afirmou.

Advogado Israel Dias dos Santos, presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Canoinhas, também falou da constante participação do homenageado na sociedade local, lembrando que sua capacidade profissional lhe credenciou a ocupar, em breve, lugar de destaque no judiciário brasileiro. “A obrigação de sentenciar de forma justa é reconhecida, tanto que foi chamado para ser assessor direto do ministro Teori Zawascki, do Supremo Tribunal Federal”, completou.

Corregedor do Tribunal de Justiça de SC, Vanderlei Romer, disse que o reconhecimento ao trabalho de Fontes era também uma forma de homenagem ao judiciário catarinense.

Em seu discurso, o ministro do STJ, Marco Aurélio Buzzi enalteceu a objetividade do magistrado na análise dos processos, no aumento da realização de audiências, na aplicação de sentenças e no contato com as pessoas. “Aconteceu por todas as Comarcas em que passou. Essas são marcas da sua pessoa”, elogiou.

Deputado Antonio Aguiar (PMDB) frisou a conduta pessoal e credenciou a capacidade profissional do homenageado à história da própria família na área jurídica. “Trata a todos como seres humanos e muito disso vem do seu legado familiar”, disse.

Prefeito Beto Faria (PMDB) classificou a homenagem como sendo o reconhecimento da população ao trabalho e dedicação de Fontes. “O povo canoinhense sente-se orgulhoso em tê-lo como irmão a partir de hoje”, enfatizou.

Durante sua fala, o homenageado citou a família. Falou da ligação pessoal com Canoinhas, pois seu bisavô foi escrivão nos primeiros anos de instalação do Fórum da Comarca. “Em 1915, quando o juiz e o próprio promotor deixaram a cidade temendo os ataques dos rebeldes da Guerra do Contestado, meu bisavô foi o único a permanecer e responder por este município. E isso é motivo de muito orgulho”, comentou.

O juiz agradeceu o apoio e a presença dos pais, padrinhos e da esposa. Emocionado, manifestou-se sobre os dois filhos (seis e três anos de idade), dizendo que a data ficará marcada, principalmente, para o primogênito. “Espero que este dia, em que seu pai foi elevado a dignidade de ser cidadão de Canoinhas, seja lembrado com muito carinho por ele (filho) e também motivo de orgulho”, finalizou.

Presenças

Também marcaram presença na solenidade João Batista Goes Ulysséa, José Trindade dos Santos, Rosane Portela Wolf, Fernando Carioni, José Volpato de Souza, Newton Trisotto, Jorge Borba e Gilberto Gomes de Oliveira, todos desembargadores do Tribunal de Justiça de SC; ex-presidente do Tribunal de Justiça de SC, desembargador aposentado Francisco de Oliveira Filho; juiz assessor da presidência do Tribunal de Justiça de SC, André Alexandre Hapke; juiz da Vara do Trabalho de Canoinhas, Lauro Stankieviski; diretor tesoureiro da OAB/SC, Luiz Mário Bratti; presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Guilherme Luiz Gomes; juiz substituto em Canoinhas, João Carlos Franco; juiz titular em Canoinhas, Bernardo Augusto Ern; juíza titular em Canoinhas, Sabrina Menegati Pitsica; promotora de justiça em Canoinhas, Giselli Dutra; vice-presidente da OAB/SC, advogado Marcos Antônio Luiz da Silva; secretário do desenvolvimento regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin; vice-prefeito canoinhense, Wilson Pereira (PMDB); delegado regional de Canoinhas, Rui Orestes Kuchnir e o tenente coronel Mário Renato Erzinger, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar.