Câmara Municipal encaminha ao Ministério Público documentação referente às diárias

por admin última modificação 08/03/2018 21h00
Presidente da Casa, vereador Beto Passos (PT) disse que legislativo será transparente e vai cooperar com o trabalho do judiciário
  A assessoria jurídica da Câmara Municipal de Canoinhas encaminhou ao Ministério Público na tarde de sexta-feira, 18, toda a documentação referente ao uso de diárias feitas por vereadores durante o exercício 2010. A iniciativa visa atender a um ofício encaminhado ao legislativo, na última terça-feira, pelo promotor Wagner Kuroda. “O documento nos dava cinco dias úteis para fazermos a entrega dos relatórios. Mas antes mesmo de expirar o prazo já encaminhamos. Queremos demonstrar que a nossa gestão é transparente e vai cooperar com o trabalho do judiciário”, afirmou o presidente da Casa, vereador Beto Passos (PT).

A polêmica em torno das diárias ganhou força no último final de semana, quando dois jornais locais – Correio do Norte e O Planalto – publicaram os valores gastos que chegaram a R$ 147 mil. Na oportunidade, os dois semanários questionaram a legitimidade das viagens, cursos, treinamentos e seminários realizados não somente pelos parlamentares, mas também, por funcionários da Câmara.  Com base nessas informações, o Ministério Público abriu inquérito civil público para apurar as denúncias.

Durante entrevista coletiva realizada na tarde de quinta-feira, Passos ressaltou que não “se trata de uma verdadeira caça as bruxas” e completou dizendo “quem não deve, não tem nada a temer”. Segundo ele, qualquer pessoa poderá, a partir de agora, ter acesso a documentação referente aos gastos da Câmara Municipal. “Vamos abrir a caixa preta da contabilidade, mostrar tudo. Minha trajetória na presidência será marcada pela transparência e zelo do dinheiro público. Minha função é representar bem a Casa de Leis que tem um compromisso com a sociedade canoinhense”, comentou.

O presidente afirmou ainda que todos os gastos do exercício 2011 serão colocados mês a mês no site da Câmara, inclusive, fazendo um comparativo com os anos anteriores. O fornecimento de diárias também será reavaliado e todos os pedidos para cursos ou seminários feitos por funcionários e vereadores terão que passar por uma comissão avaliadora. “Só serão liberadas diárias para os cursos e treinamentos sérios e que tenham legitimidade e importância. Não vamos admitir, de forma alguma, turismo no litoral do Estado”, disse.

Passos afirmou ainda que confia no trabalho do judiciário e, que tão logo sejam apuradas as denúncias, fará questão de reunir novamente a imprensa para repassar as informações. “Espero eu poder estar aqui e dizer que não houve nenhuma irregularidade”, finalizou.