Câmara Mirim recebe membro do grupo “Sim à Vida”

por admin última modificação 08/03/2018 20h59

Finalizando as atividades da Câmara de Vereadores sobre a campanha “Setembro Amarelo”, os vereadores mirins falaram sobre a prevenção ao suicídio na sessão desta terça-feira, 26. Na ocasião, a vereadora mirim Nathália Pereira e a idealizadora do grupo “Sim à Vida”, Pamella Sardá, utilizaram a tribuna para informar os presentes sobre a importância da valorização da vida.

            Em sua fala, a vereadora mirim lembrou que o suicídio na adolescência tem crescido de forma rápida no país e está associado ao sofrimento experimentado na época de descobertas. “Segundo especialistas, o suicídio normalmente é associado a fatores como depressão, abuso de drogas e álcool, ou ainda às questões interpessoais, como violência doméstica, violência sexual e bullying”, comentou.

            Nathália lamentou como o suicídio ainda é visto de forma deturpada. “É um assunto mal esclarecido aos jovens e mal interpretado pela sociedade”. A estudante destacou que amigos e familiares devem estar atentos a mudanças bruscas de comportamentos dos jovens, e que o apoio, nestes momentos, é essencial. "A melhor maneira de prevenir o suicídio é mostrar aos jovens que eles não estão sozinhos”, afirmou.

            A idealizadora do grupo “Sim à Vida”, Pamella Sardá, relatou que o percentual de suicídio entre jovens de 15 a 21 anos é expressivo, sendo maior do que o número de mortes violentas nessa faixa etária. Pamella destacou que o bullying é um dos grandes fatores que influenciam no desenvolvimento de sintomas de depressão, bem como o período de descoberta sexual. “A identidade de gênero entre os jovens tem sido um grande motivo de conflito dentro das escolas, mas também dentro de casa, com os pais”.

            A voluntária destacou que, atualmente, o Brasil é o oitavo país do mundo com o maior número de suicídios. Segundo uma cartilha da Associação Brasileira de Psiquiatria apresentada por Pamella, a população pode auxiliar a reduzir esse índice identificando, manejando e encaminhando pessoas com indícios de depressão para um acompanhamento especializado.

            Pamella encerrou sua fala convidando os vereadores mirins a participarem do grupo em suas ações como voluntários. “A maior diversidade que nós tivermos mostra que nossa família é grande, que ela não tem preconceitos”, relatou.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

 

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123