Câmara derruba vetos do prefeito e aprova dois projetos de lei em segundo turno

por admin última modificação 08/03/2018 20h58
Vereadores canoinhenses também apresentaram indicações nas duas sessões ordinárias da semana

A semana na Câmara Municipal de Canoinhas foi marcada pela derrubada de vetos do prefeito Beto Faria (PMDB) e também pela aprovação de duas matérias em segundo turno. Sessão extraordinária foi realizada para votar definitivamente um dos projetos.

Assim como de costume, os vereadores voltaram a rejeitar pareceres contrários do executivo municipal a projetos de lei de origem do legislativo e que autorizam alvará provisório do taxi.

Pelo fato de o município de Canoinhas ainda não contar com uma legislação especifica que regulamente a exploração dos serviços, os vereadores foram unânimes na derrubada dos vetos aos projetos de lei nᵒ051 e 052, de autoria do presidente da Câmara, vereador Neno Pangratz (PP).

Desta forma, os profissionais Jonas Rodrigues e Genivaldo Belinsli estão autorizados a explorar, respectivamente a vaga nᵒ01, no ponto 15 na praça Waldemiro de Andrade, no Campo D’Água Verde e na vaga nᵒ37, no ponto 04, na praça João XXIII. A votação única acontece na noite de quarta-feira, 14.

No mesmo dia, mas em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram de forma unânime e definitiva o projeto de lei nᵒ080/2014, que autoriza a prefeitura a custear despesas no valor de até R$ 4,5 mil referentes ao transporte de atletas amadores do Canoinhas Atlético Clube (CAC) até a cidade de Imbituba. Os jogadores irão, no dia 17 de maio, representar o município nas categorias juvenil e juniores em partidas válidas pelo Campeonato Catarinense da Segunda Divisão.

Outro projeto votado e aprovado em segundo turno, mas reunião ordinária de segunda-feira, 13, foi o de nᵒ073/2014 que autoriza 17 atletas da modalidade de bolão 23 a representarem o município de Canoinhas em competições de níveis estadual e nacional.

Pela matéria, o município, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), também fica autorizado a custear despesas de R$ 3.910,00, referentes ao transporte das jogadoras para a cidade de Blumenau, onde acontece entre os dias 15 a 18 de maio, a disputa do Campeonato Brasileiro Clube Máster Feminino e para a cidade de Rio do Sul, que sediará entre os dias 04 e 07 de setembro, o Campeonato Catarinense Taça Ouro feminino.

Indicações

Wilmar Sudsoki (PSD) está solicitando que o Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan) estude a possibilidade de mudar para 45ᵒ o estacionamento nos dois sentidos da Rua Joaquim de Paula Vieira, entre a Rua Duque de Caxias e Avenida Major Vieira. Em outra indicação, o vereador está pedindo que a secretaria municipal de Obras realize a limpeza de valas e o desentupimento da tubulação existente na Rua Mathias Muller, no bairro Piedade.

Sudoski, em parceria com o vereador João Grein (PT), é autor da indicação que pleiteia a construção de sanitários na parte externa do prédio que abriga a Unidade Básica de Saúde do Campo D’Água Verde. Segundo eles, a população chega de madrugada para retirar as fichas de consulta e, além de ficarem horas na fila e expostas ao tempo, ainda não tem um lugar adequado para fazerem suas necessidades fisiológicas. “Chega a ser desumano”, garantiu Sudoski.  Cópias do documento serão direcionadas ao prefeito Beto Faria (PMDB) e à secretaria municipal de Planejamento.

João Grein (PT), em parceria com a vereadora Cris Arrabar (PT), ainda apresentou indicação que solicita que a secretaria municipal de Obras realize a recuperação da estrada que liga as localidades de Rio da Areia do Meio e Pinheiros, especificamente entre as propriedades das famílias Artner e Nogath.

Cris Arrabar (PT), por sua vez, ainda apresentou indicação na qual está pedindo que a secretaria municipal de Saúde determine que uma funcionária auxilie a farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal, na entrega dos medicamentos liberados por meio de processos judiciais. “O atendimento na farmácia é até rápido, ao contrário do que ocorrer quando as pessoas que vem buscar os remédios liberados por meio de processo”, disse a vereadora.

Ela afirmou que a única farmacêutica não consegue sozinha dar conta da demanda de atendimentos. “Alguns usuários ficam até duas horas aguardando para receber os medicamentos”, falou.

Jornalista Rodrigo Melo – MTb-SC 01467 JP

Fones: (47) 3622 3396(47) 3622 3396/ 8805 5134