Câmara debate importância do microcrédito para o desenvolvimento econômico da região

por admin última modificação 08/03/2018 20h58
Representantes do Banco Planorte fizeram uso da tribuna durante sessão

A Câmara de Canoinhas recebeu nesta semana o presidente do Banco Planalto Norte, Gilson Pedrassani, e o Gerente Executivo da instituição, Nivaldo Brey Junior, para debater a importância do microcrédito para o desenvolvimento econômico regional. Ao fazer uso da tribuna, Nivaldo explicou que o Banco Planorte – como é conhecido na região – foi criado com o apoio de entidades após o surgimento da necessidade em oferecer acesso ao crédito a micro e pequenos empreendedores, sejam estes formais ou informais. Apesar do nome fantasia trazer a palavra “banco”, o Planorte é uma instituição do terceiro setor, administrada por um conselho formado por voluntários e considerada utilidade pública municipal desde 2008.

O gerente executivo do Banco Planorte explicou que a política da instituição baseia-se na concessão de crédito por um modelo alternativo, visando a consolidação e crescimento de micro e pequenas empresas, especialmente aquelas administradas por cidadãos de baixa renda. O objetivo do trabalho desenvolvido pelo banco, segundo Nivaldo, é a geração de emprego e renda para apoiar as atividades locais. Com sede em Canoinhas, a instituição possui filiais em Mafra, Porto União e São Bento do Sul, e trabalha com liberação de valores que variam entre R$200 e R$20 mil.

Como uma das principais diretrizes da concessão do microcrédito no Banco Planorte, Nivaldo destacou a educação financeira. Para o gerente executivo, o princípio objetiva garantir que os empreendedores busquem, por meio da qualificação, o investimento consciente do crédito cedido pelo banco. “Como nós temos um cunho social, nós entendemos que temos que liberar o crédito e acompanhar esse empreendedor informal para que amanhã ou depois ele registre a empresa, pague tributos, gere empregos e desenvolvimento”, afirmou.

Entre os dados repassados por Nivaldo na tribuna da Câmara de Vereadores, está que o Banco Planorte trabalha com quatro linhas de crédito, entre elas uma de juro zero, que isenta o bom pagador das taxas de juros. O gerente executivo também relatou que, ao longo dos 17 anos de atuação, a instituição já liberou mais de R$75 milhões para a região em mais de 30 mil operações, o que gera uma média de R$2.400 por empréstimo. Nivaldo ainda comentou que o maior público do banco é formado por mulheres, que utilizam o crédito em empreendimentos para o incremento da renda familiar, e que 62% dos usuários do microcrédito são empreendedores informais.

O presidente do Banco Planorte, Gilson Pedrassani, relatou que o trabalho realizado pela entidade tem cunho social, uma vez que visa “promover o desenvolvimento econômico e o combate à pobreza através da inclusão das pessoas nos sistemas formais de crédito”. Considerando a importância das entidades no processo de incentivo ao micro e pequeno empreendedor, Pedrassani ressaltou a necessidade da população se mobilizar para promover a igualdade social.

O presidente da Câmara, Wilmar Sudoski (PSD), agradeceu a presença dos representantes do Banco Planorte e destacou a importância da entidade para o apoio do empreendedorismo regional. Sudoski ainda elogiou a linha de juro zero e propôs aos demais vereadores o envio de requerimento ao governo estadual para que haja incentivo ao programa no município, de forma a beneficiar mais micro e pequenos empreendedores.

A vereadora Norma Pereira (PSDB) também parabenizou a iniciativa do Banco Planorte, comentando sobre a confiança que a concessão de microcrédito transmite aos empreendedores. “Isso é extremamente importante, porque ajuda a pessoa a acreditar nela”, afirmou. Norma também comentou a respeito dos esforços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para abrir uma “Sala do Empreendedor”, onde serão oferecidas orientações à população do município.

O vereador Paulo Glinski (PSD) destacou a relevância em também apoiar os pequenos negócios do município, considerando que, em conjunto, estes podem gerar empregos e receitas em grande volume. Por este motivo, o vereador afirmou que o município vem trabalhando a ideia de instalar uma Incubadora Industrial voltada ao micro e pequeno empreendedor, de modo a oferecer condições para que mais empresas se regularizem e gerem receita para a cidade.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123