Câmara de Vereadores reúne moradores do Cristo Rei para debater prioridades

por admin última modificação 08/03/2018 20h58
Encontro foi organizado pelo presidente da Casa, Beto Passos e teve a presença do prefeito Leoberto Weinert

Uma série de prioridades foi apresentada por pessoas da comunidade e membros da Associação de Moradores do bairro Cristo Rei, durante encontro realizado no plenário da Câmara Municipal, na quarta-feira, 02. A reunião, organizada pelo presidente da Casa, vereador Beto Passos (PT) contou com a presença do prefeito Leoberto Weinert (PMDB), do secretário municipal de Obras, André Muelhbauer e representantes da Polícia Militar: soldado Anderson Pilaty, capitão Marcelo Pereira e tenente Ricardo de Jesus Machado.

Os moradores citaram os mais diversos problemas em ruas e passeios próximos a escola Frei Fabiano Gadzinski; o lixo que é jogado com freqüência em terrenos baldios; o esgoto lançado na rede pluvial e a falta de segurança pública. “Lá no bairro existe uma construção abandonada que foi invadida por marginais que realizam todos os tipos de delitos”, denunciou um dos participantes.

De acordo com o secretário de Obras, nos próximos dias será feito um levantamento para avaliar as seguintes necessidades: número de grelhas para os bueiros, total de horas de serviço para as máquinas e a especificação do material que será usado para a reforma das vias. “Vamos iniciar, fazer bem feito e terminar os serviços. Nenhum trabalho ficará pela metade”, prometeu.

Já o vereador Beto Passos solicitou à Polícia Militar uma atenção especial com a segurança. O parlamentar afirmou que são constantes os registros de pequenos furtos no bairro, na sua grande maioria, feitos por usuários do crack e dependentes do álcool.  Em resposta, o capitão da Polícia Militar, Marcelo Pereira, afirmou que seriam necessários quatro policiais para atender o posto fixo e sugeriu a implantação de um posto móvel que utilizaria Vans e motocicletas para fazer o policiamento. O custo de cada unidade gira em torno de R$ 120 mil. “Este posto móvel poderá ser solicitado junto as Secretarias Estadual e Nacional de Segurança Pública. Seria uma maneira eficiente de fazer o policiamento e acabar com a criminalidade”, informou.

O prefeito Leoberto Weinert falou que a prefeitura irá, em breve, realizar levantamento das necessidades fundiárias no bairro, principalmente, no local que fica ao lado da igreja e da escola. Segundo ele, se houver viabilidade, novas casas serão construídas em terrenos da prefeitura, em substituição aos casebres hoje existentes. Weinert disse que entende a preocupação das pessoas sobre o esgoto que corre a céu aberto, mas lembrou que Canoinhas não possui um metro sequer de saneamento básico. “Infelizmente, essa não é uma realidade apenas da nossa cidade, mas sim, de grande parte dos municípios do Estado”, comentou.

Jornalista Rodrigo Melo MTb/SC 01467 JP