Câmara de Vereadores realiza Sessão comemorativa aos 100 anos da escola Sagrado Coração de Jesus

por Assessoria de Imprensa última modificação 01/12/2021 23h50

Solenidade ao Centenário da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus contou com a presença de ex-diretores, ex-professores e atuais

Sessão Ordinária realizada na terça-feira, 30, foi marcada por homenagens organizadas pela atual direção da EEF Sagrado Coração de Jesus aos professores, irmãs fundadoras do colégio, alunos, ex-diretores e atuais.

Vereador e presidente da câmara, Gil Baiano abriu a sessão realizando leitura dos trabalhos da noite, na sequência passou a palavra para a supervisora escolar Josiane Voitechem que conduziu a solenidade.
Ela iniciou dizendo que é um momento histórico para a nossa cidade de Canoinhas.  Ao celebrarmos os 100 anos da escola, queremos fazer memória de nosso passado: 1921 Fundação em Canoinhas do Colégio Sagrado Coração de Jesus, pelas irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora, com a ajuda da comunidade. A história deste educandário se faz junto às famílias Canoinhenses, com as irmãs, com seus alunos, com seus professores, com seus diretores, funcionários, APPs, CDEs    E hoje essa história continua com os netos e bisnetos dos filhos que a terra Canoinhense acolheu.

O atual diretor da escola James Brey fez uso da tribuna destacou a equipe da escola que realiza um excelente trabalho. Lembrou do ano especial que está sendo e histórico por ser os 100 anos de história da escola. Lembrou que foi aluno e hoje está tendo o privilégio de estar à frente da instituição.
“Difícil nominar todos os nomes que ajudaram até aqui, levantamento feito diz que mais de 50 mil alunos passaram por nossa escola, por isso fazemos parte da educação de Santa Catarina pelo bom legado deixado pelas irmãs, o colégio já foi um dos três melhores do estado”, pontuou.

O diretor fez menção ao ano de 2021 que ficará na história também pela negociação junto ao governo do estado e a compra dele que enfim foi concretizada. “Tínhamos o medo do fechamento da escola, conseguimos provar que isso não podia acontecer”. E isso foi provado pelos índices dos alunos, terceiro no estado, menor índice de reprovação na rede estadual da regional de Canoinhas e muitos outros números foram citados por Brey.

Foram entregues homenagens:
Representando todas as irmãs até os dias de hoje a Irmã Maria Aparecida Franco.

Aos antigos Diretores da escola:
Irmã Tereza Cezira Lunelli; representando as 14 ex irmãs diretoras.

Os ex diretores e assessores leigos:
Regina Celis Gomes Weinert;
Maria Goreti Moreschi Kuminek;
Laureci de Fátima Fuck;
Cleceria Baluta;
Evelin Scheubauer Müller;
Márcia Bechel de Souza;
Arlete Maria Wünsche;
James Luís Brey;  diretor atuante
Claudia Simone Bechel Roscamp. Assessora atuante

Professores Aposentados:
Lenita Fuck

Professores ativos Anos Iniciais:
Dirceu Soares e Jussara Küchler

Anos Finais:
Maria Ede K. Steidel

Professores:
Ronaldo Matioski

Funcionário da Equipe Administrativa e Pedagógica aposentado:
Solange Aparecida Hollen

Representando a Associação de Pais e Professores (APP):
Tadeu Kurpiel Júnior e do Conselho deliberativo Escolar (CDE)
Joelma Konkel Petrentchuk

Representando os ex serventes e os atuais Servente:
Ana Maria Nisponginski

Grêmio Estudantil, representado pela Aluna:
Isabela Kurpiel

Foi realizado muitas atividades referente ao Centenário da escola, entre elas destacamos os Concursos: do LOGOTIPO e do SLOGAN. O aluno Mateus Gomes de Camargo, vencedor do Logotipo e a aluna Iana Lara Kaschuk, vencedora do Slogan, receberam uma homenagem da escola.

sagrado_100_anos.jpg

sagrado_ex_alunos.jpg