Câmara de Vereadores de Canoinhas recebeu evento da Defesa Civil de Santa Catarina

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h48

Municípios do Planalto Norte recebem Cartas de Inundação durante a tarde da última terça-feira

Presidente da casa Célio Galeski, vereadores Coronel Mário e Norma Pereira, participaram da entrega dos documentos “Cartas de Inundação”, aos municípios de Canoinhas, Mafra, Três Barras e Porto União que com a presença Do Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior,

Cartas de Inundação e Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos são de fundamental importância no planejamento nas ações de proteção e defesa civil. No total serão contemplados 35 municípios, para isso a Defesa Civil Estadual investiu R$ 2,5 milhões. O Chefe da Defesa Civil ressaltou que a ação vai ajudar em políticas de prevenção nos municípios e também apoiar o planejamento urbano dessas cidades. “Todos os anos as inundações e estiagens atingem os catarinenses e essas situações são agravadas pela ocupação desordenada. Planejando as ações e buscando soluções definitivas estamos cada vez mais construindo um Estado resiliente”, explicou João Batista.

O documento busca instrumentalizar as defesas civis no controle e previsão de cheias e inundações. Da mesma forma, no apoio em operações e ações de proteção e defesa civil. As Cartas também serão usadas no mapeamento e análise de riscos hidrológicos e redes de monitoramento e alerta.

Segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Clodoaldo Ribas dos Santos, atualmente os municípios da região da AMPLANORTE estão trabalhando na revisão dos planos diretores e essa ferramenta vem no momento certo. “A prevenção no ordenamento urbano dos municípios é a melhor forma de se evitar futuras perdas, sejam elas econômicas ou de vidas”, destacou o coordenador.

Já o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, destacou que é uma ação de prevenção e de planejamento que vai impactar diretamente nos municípios beneficiados com a entrega. “Podemos minimizar os prejuízos com sistemas de alertas e gestão de cheias. A informação antecipada pode minimizar danos, prejuízos e preservar vidas. Assim preparamos nosso Estado para os mais diferentes fenômenos meteorológicos”, completou.

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores