Câmara de Canoinhas volta do recesso parlamentar sob nova presidência

por admin última modificação 08/03/2018 20h57
Vereador João Grein conduziu sua primeira sessão ordinária como chefe do poder legislativo

Após 15 dias de recesso parlamentar, vereadores canoinhenses retornaram aos trabalhos em plenário sob o comando de novo presidente. Vereador João Grein (PT) conduziu sua primeira sessão ordinária na noite de segunda-feira, 04, sendo prestigiado por familiares, amigos e companheiros de partido.

O petista substitui o vereador Neno Pangratz (PP), que ficou no comando da Casa por sete meses. “Fizemos um acordo de cavalheiros, um acordo baseado na democracia”, disse o novo presidente, ao elogiar a conduta de seu antecessor ao honrar compromisso verbal firmado entre ambos no final do ano passado.

Grein, que está em sua segunda legislatura, havia assinado o termo de posse durante ato realizado no gabinete da presidência, na manhã de sexta-feira, 1º.

Afirmou que sua gestão será baseada na manutenção da qualidade dos trabalhos já desenvolvidos pela Casa, atendimento de excelência à comunidade e na sequência da divulgação dos atos legislativos e das ações dos vereadores. “Prezando também pela economia, assim como já vem ocorrendo desde 2011”, garantiu.

Falou ainda sobre a responsabilidade que estava assumindo, já que está é a primeira vez que um agricultor chega ao comando do poder legislativo canoinhense. “Com toda humildade, digo que não quero decepcionar a minha categoria, nem a minha comunidade e o meu partido que é Canoinhas. Pois, quando a gente está num cargo público, está sendo convidado pela população a fazer o melhor para o nosso município”, acrescentou o vereador, que permanece como presidente até o dia 31 de dezembro deste ano.

Trabalhos

Na primeira sessão ordinária sob a nova presidência, vereadores canoinhenses apresentaram 11 requerimentos. Todos foram aprovados por unanimidade pela Casa. Também foram apresentadas e debatidas outras sete indicações direcionadas para diversos setores da administração pública municipal. Cinco projetos de lei foram votados, sendo que apenas um apreciado em segundo turno.

Entre os documentos discutidos em plenário está a moção de autoria do vereador João Grein (PT). Pelo requerimento proposto pelo novo presidente e que é direcionado ao reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo, está sendo manifestado apoio à implantação de um campus da instituição em um das cidades que integram a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) ou no Sul do Paraná.

Conforme justificativa de Grein, a vinda da universidade acarretaria numa importante ferramenta de desenvolvimento sustentável para a região. “Se confrontam, compartilham e convivem com características semelhantes nos aspectos econômico, político, social e cultural”, ressaltou ao também frisar que o Planalto Norte catarinense está desamparado de investimentos públicos no ensino de nível superior.

O documento leva a assinatura de todos os vereadores. Por iniciativa do novo presidente, a Câmara Municipal está programando a realização de uma “mateada” para divulgar e colher assinaturas em prol da vinda da UFFS para a região. O evento deve acontecer no dia 15 de agosto, na praça Osvaldo de Oliveira, no centro da cidade.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134