Câmara de Canoinhas vai realizar “Mateada” em favor da implantação de campus da UFFS

por admin última modificação 08/03/2018 20h57
Evento será realizado em quatro pontos da cidade; Objetivo é colher assinaturas em prol da vinda da universidade pública para a região

Com o objetivo de expor a importância de uma universidade pública para o desenvolvimento regional e buscar o engajamento popular, a Câmara de Canoinhas realiza, na próxima sexta-feira, 15, uma mobilização em prol da instalação de um campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) em um dos municípios do Planalto Norte catarinense.

Durante o evento intitulado como “Mateada” e que acontece em quatro pontos do centro da cidade, o legislativo canoinhense pretende colher assinaturas em favor de sua implantação.

Abaixo assinados estarão disponíveis em standes localizados no calçadão da Rua Francisco de Paula Pereira (em frente a antiga agência da Caixa Econômica Federal); no calçadão da Rua Felipe Schmidt (em frente a agência do Banco do Brasil) e também na Praça Lauro Muller (na Rua Major Vieira ao lado do Terminal Urbano e na esquina das Ruas Getulio Vargas com Vidal Ramos).

Tradicional símbolo da hospitalidade e da confraternização entre os moradores da região, o chimarrão será oferecido por ervateiras do município. O convite foi feito ao Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate), sendo que quatro empresas do ramo já confirmaram presença na “Mateada”.

Visando valorizar e contar com a divulgação da imprensa local, convites também foram encaminhados aos jornais, rádios e portais de internet do município.

Para o presidente da Câmara, vereador João Grein (PT), a proximidade dos municípios do Planalto Norte com a região de fronteira é um ponto positivo para a vinda da universidade, mas não preponderante. “O fato de confrontarem e conviverem com características semelhantes em diversos aspectos gera uma vantagem. Mas precisa haver a movimentação social, a população da nossa região e também do Sul e Sudoeste do Paraná tem de expressar sua vontade e dizer que quer a universidade”, ressaltou.

As assinaturas colhidas durante o evento serão apresentadas à Reitoria da UFFS no dia 28 de agosto. Nesse mesmo dia, a região deve reapresentar o projeto para o recebimento da universidade e, inclusive, sugerir quais cursos poderiam atender a demanda dos 49 municípios que formam a fronteira entre os estados de Santa Catarina e Paraná.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134