Câmara de Canoinhas solicita remoção de redutores de velocidade para a marginal da BR-280

por admin última modificação 08/03/2018 20h57
Requerimento sugere que os dois equipamentos que ficam nas “saídas” do trevo de acesso a Três Barras sejam transferidos para as proximidades da ponte sobre o Rio Água Verde

A Câmara Municipal de Canoinhas está encaminhando requerimento à Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), solicitando a realocação de dois dos quatro redutores de velocidade eletrônicos situados no trevo de acesso a Três Barras, na BR-280.

A medida é, especificamente, para os equipamentos que ficam nas “saídas” do trevo, nos dois sentidos da rodovia. O documento foi apresentado e aprovado em plenário na noite de segunda-feira, 07, e leva a assinatura de todos os vereadores.

A intenção é transferir os controladores de velocidade para o KM 231+950, na travessia urbana do município, nas proximidades da ponte sobre Rio Água Verde, local onde já ocorreram diversos acidentes com vítimas fatais por atropelamento.

Wilmar Sudoski (PSD) que na última quinta-feira, 03, participou de reunião na superintendência regional do departamento, em Mafra, apresentou a proposta ao supervisor do Dnit, engenheiro civil Jeferson Bittencourt.

Em resposta, o supervisor sugeriu que a Câmara documentasse o pedido. Fazendo isso, nos próximos dias ele próprio se comprometeu em encaminhar o requerimento até o Dnit de Florianópolis.

Como a empresa que faz a manutenção pode realizar o conserto dos equipamentos instalados até a ponte sobre o Rio Água Verde, o vereador e o próprio supervisor acreditam no êxito da solicitação encaminhada pela Câmara.

Sudoski ainda afirmou que a transferência dos redutores não trará prejuízos ao município vizinho, já que dois deles serão mantidos nos locais que antecedem o trevo e nos dois lados da pista. “São importantes e devem sim continuar nos lugares onde estão”, frisou.

Durante reunião no Dnit, o vereador apresentou uma série de reivindicações. Parte delas, inclusive, que haviam sido apresentadas e documentadas nas sessões ordinárias da semana passada.

Respostas

O supervisor do Dnit informou a Sudoski que a prefeitura de Canoinhas já manteve contato com a Celesc, visando a remoção de dois postes que ficam em frente ao hotel Pampas e ao restaurante V12, nas proximidades do trevo conhecido como o da “Fiat”.

De acordo com o engenheiro, só depois disso é que o departamento poderá incluir o prolongamento da marginal da BR-280, da ciclovia e da calçada até o encontro com a Avenida Rubens Ribeiro da Silva, no cronograma de melhorias da rodovia.

Outros dois pedidos feitos pelo vereador devem ser atendidos em breve pela empresa Castelar, responsável pela manutenção e conservação da rodovia. Uma é a colocação de grades de proteção em dois bueiros que se encontram abertos nas proximidades do Clube Laffayette.

Outra é a construção de duas galerias com um metro e meio de diâmetro nas proximidades da borracharia 5ª Roda, que dará mais vazão as águas que ficam acumuladas no entorno da Rua Mario João Mayer e também no trevo da Fiat.

Tendo como base informações repassadas pelo supervisor do Dnit, Sudoski também comentou que já está no cronograma de obras do departamento a construção da terceira pista no trecho entre a ponte sobre o Rio Água Verde até as proximidades da churrascaria Boi na Brasa. As obras devem iniciar em meados de abril.