Câmara de Canoinhas realiza homenagem ao Maior Doador de Sangue do Mundo

por carlos — última modificação 08/03/2018 20h57
Com lágrimas nos olhos o canoinhense Orestes Golanovski, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o maior doador de sangue do mundo, viu o lançamento do Selo Comemorativo em sua homenagem, sendo um requerimento do Presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Wilson Pereira. Golanovski também recebeu das mãos do vereador Beto Passos, a Medalha do Contestado, em virtude dos inúmeros trabalhos realizado em prol de toda a comunidade.

Hoje com 71 anos de idade Golanovski tem honra em falar que já fez 187 doações de sangue ao longo de sua vida. Como presidente da Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec), já contribui com o envio de mais de 20 mil doadores de sangue para todo o Brasil.

Os requerimentos tanto do presidente Wilson Pereira, como do vereador Beto Passos, foram aprovados por unanimidade dos vereadores. Para o lançamento do selo esteve presente representantes da Empresa de Correios e Telégrafos, sendo carimbado, o selo, pelo Vice-prefeito Beto Faria, pelo presidente da Câmara, Wilson Pereira, pelo vereador Bene Carvalho e pelo homenageado Orestes Golanovski.

Em seu discurso o presidente da Casa, Wilson Pereira, lembrou de histórias da vida de Golanovski e de sua importância na luta pela doação de sangue. “Doar algo tão precioso, como o sangue, é um gesto de solidariedade muito mais importante do que qualquer presente. Doar sangue não afina, nem engrossa o sangue, não engorda, nem emagrece, não vicia e faz para a consciência”, finalizou Pereira.

Prestando sua homenagem, o vereador Beto Passos parabenizou Golanovski e falou de sua importância para a história de Canoinhas. “A nós simples seres mortais, só nos resta pedir ao nosso Deus Pai todo protetor, que lhe conceda muitos anos de vida e lhe conceda muita saúde pra que o senhor continue escrevendo, com caneta de ouro na história do município de Canoinhas”, comentou Passos.

Sessão Solene Orestes

Homenageado Orestes Golanovski, em um discurso emocionante

Com muita emoção Golanovski lembrou de histórias de sua vida, e do grande problema em buscar novos doadores de sangue. “A minha família, muitas vezes falavam: você dorme falando de sangue, acorda falando de sangue, come falando de sangue. Ta na minha vida, eu entrei nessa e só vou parar quando resolver todos os problemas. Sozinho eu não vou, mas com o apoio de todos, tenho certeza que em pouco tempo nós vamos resolver esse problema”, finalizou com muita emoção Orestes Golanovski, o maior doador de sangue do mundo.