Câmara de Canoinhas presta homenagem a Nivaldo Passos Krüger

por admin última modificação 08/03/2018 20h57
Homenageado propôs que Canoinhas e Guarapuava estreitem laços de cooperação

A Câmara de Vereadores de Canoinhas concedeu ao senhor Nivaldo Passos Krüger o título de Cidadão Benemérito em sessão solene na noite desta terça-feira, 24. Natural de Canoinhas, Krüger construiu sua vida pública na cidade de Guarapuava (PR), onde foi vereador e prefeito e, posteriormente, deputado estadual e deputado federal pelo estado do Paraná. Eleito 1º suplente no senado, Krüger assumiu também a cadeira no legislativo federal no ano de 2002, permanecendo no cargo até o término do mandato, em 2003. Durante sua carreira política, também foi o responsável por fundar a Associação dos Municípios do Paraná e foi secretário da Associação Brasileira de Municípios (ABM), presidente da Companhia de Saneamento do Paraná e chefe do escritório de representação do governo do Paraná em Brasília.

Durante a sessão solene, Krüger recebeu das mãos do vereador Coronel Mário Erzinger (PR) – idealizador da homenagem – o certificado que atesta o título de Cidadão Benemérito de Canoinhas. A solenidade foi acompanhada por autoridades do município de Guarapuava, como o prefeito Cesar Silvestri Filho, o presidente da Câmara, João Carlos Gonçalves, e os vereadores Danilo Dominico e Valdomiro Batista, além do prefeito de Canoinhas, Beto Passos, vice-prefeito Renato Pike e demais autoridades do município.

Um dos homenageados da noite, Krüger falou sobre a hospitalidade com que o povo guarapuavano lhe recebeu. “Uma alma acolhedora. Eu não poderia encontrar outra definição para um povo que acolhe um estranho sem nome, sem influência, sem poder econômico e faz dele um homem público [...] Em pouco tempo, eles me absorveram como um conterrâneo e eu os vi como meus irmãos”, relatou. O ex-senador relembrou momentos de sua vida política, destacando posicionamento que leva consigo até os dias de hoje, como o fortalecimento dos municípios.

Ao fazer uso da tribuna, Nivaldo Passos Krüger também parabenizou a iniciativa da Câmara de Canoinhas em conceder homenagens aos cidadãos canoinhenses. “É um momento de emoção, de cultura, sobretudo de civismo [...] Nós tivemos momentos de apreensão na nossa pátria, mas momentos como esses renovam a confiança da nossa gente”, afirmou. A esposa, Lenita Oliveira Krüger, também foi lembrada pelo ex-senador, a quem agradeceu e atribuiu suas conquistas.

HOMENAGENS

O presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Wilmar Sudoski, parabenizou Krüger pela atuação na política brasileira e disse lamentar por não o ter conhecido antes. “Gostaria de o ter conhecido aos vinte, vinte e cinco anos, para utilizar dessa sua sabedoria, bondade, honestidade, forma de ser”, afirmou.

O prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), relatou que, ao longo da história, poucos cidadãos conquistaram os mesmos feitos do ex-senador. “Tenho certeza absoluta de que são poucos homens na história da vida pública brasileira que obtiveram tantos reconhecimentos e histórias. São poucos homens e certamente são muito honrados”, afirmou. Passos destacou que o trabalho realizado por Krüger inspira políticos da geração atual. “Vossa excelência hoje nos orgulha, nos inspira e nos incentiva a avançar cada vez mais, defendendo os nossos municípios e principalmente as pessoas que nele habitam”.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, contou que convive com Krüger desde o início de sua vida política, tendo-o como referência em seu trabalho. “Eu sempre tive no Nivaldo uma referência de postura, de posicionamento, de liderança regional, de um homem que faz uma política grande, robusta, que tem compromisso com as pessoas”, afirmou. Silvestri ainda afirmou que, ao conceder o título de Cidadão Benemérito ao ex-senador, o município de Canoinhas homenageia, também, a população guarapuavana e a “esperança naqueles que acreditam que é possível fazer uma política decente”.

Ao relembrar de parte da trajetória política de Krüger, o presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, João Carlos Gonçalves, destacou a transparência do trabalho do ex-senador. “Por onde passou, ele honrou a classe política”, afirmou.

O senhor Cilas Lorival Ziemann também fez uso da palavra para saudar o homenageado da noite, o desejando votos de “uma vida muito feliz, repleta de marcantes feitos e conquistas”.

CIDADES IRMÃS

Durante sua fala, Nivaldo Passos Krüger também propôs aos prefeitos dos municípios de Canoinhas e Guarapuava que estreitem laços de cooperação. “Que esse momento seja o início de uma convivência de cidades irmãs e nós, com isso, nos fortaleceremos, trocaremos conhecimento, e certamente teríamos a oportunidade de ouvi-los em Guarapuava e de homenageá-los também”, afirmou.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123