Câmara começa a discutir o PPA e o Orçamento da prefeitura para 2014

por admin última modificação 08/03/2018 20h57
Vereadores devem se reunir com o secretário de Administração, Finanças e Orçamento na próxima semana; Arrecadação prevista para o próximo ano é de R$ 129 milhões

Deu entrada na Câmara, na semana passada, projetos de lei que estimam receitas e fixam despesas do município de Canoinhas para os próximos quatro anos. O primeiro deles trata do Orçamento da prefeitura para 2014 que, conforme proposta do Executivo está fixado em R$ 129 milhões. O segundo refere-se ao Plano Plurianual que define programas e ações do governo municipal para o quadriênio 2014-2017.

Vereadores começaram a discutir as matérias na reunião ordinária de terça-feira, 08. João Grein (PT) solicitou a convocação do secretário municipal de Administração, Finanças e Orçamento, Argos Burgardt, para a reunião das comissões técnicas já na próxima segunda-feira, 14. “Seria importante para que pudesse esclarecer termos técnicos contidos nos projetos”, afirmou.

Vereador Paulo Glinski (PSD) apoiou a iniciativa do colega de Casa e defendeu a presença da contadora da Câmara na reunião. “Por ter amplo conhecimento na área, irá contribuir no entendimento desses textos extensos e que são de difícil compreensão”, salientou.

Líder do governo na Câmara, vereador Bene Carvalho (PMDB) lembrou que do orçamento previsto para o próximo ano, R$ 39 milhões são destinados à Educação, para a Saúde mais R$ 30 milhões e R$ 17 milhões para a infraestrutura urbana e rural.

Na sequência, disse ser favorável a revisão dos valores que devem ser aplicados no setor de Obras. “Sabemos que existem prioridades. Porém, é preciso analisar este orçamento para ver se ele é suficiente para manter os serviços e obras na cidade e no interior durante todo o próximo ano”, justificou o peemedebista que classificou a secretaria municipal de Obras como sendo “a pedra no sapato” da atual administração municipal.

Vereador Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) saiu em defesa da secretaria de Obras, afirmando que muitos dos problemas registrados nas áreas urbanas e rurais são decorrentes das intempéries. “Foi um ano atípico, com muita chuva e até neve o que acabou prejudicando os serviços”, salientou.

Disse, ainda, que muitos dos trabalhos ficaram acumulados devido a escassez do orçamento da pasta. “Em Saúde o governo do município investe 23% da arrecadação e ainda não contenta a todos, imagina como está sendo a cobrança com o setor de Obras cujo investimento é bem menor”, comparou.

Antes de apreciar o Orçamento, os vereadores terão de votar o PPA. A Câmara tem até a última sessão ordinária do ano para votar definitivamente os projetos. “Apesar de termos tempo, assim que as dúvidas forem dirimidas colocaremos as matérias em votação”, comentou o presidente da Casa, vereador Renato Pike (PR).