Câmara cobra encaminhamento de projeto que trata da reposição salarial dos estagiários da prefeitura

por admin última modificação 08/03/2018 20h57
Galeski diz que pelo menos o índice calculado sobre as perdas salarias tem que ser garantido como reajuste aos detentores de bolsa estudo

Em requerimento direcionado ao prefeito Beto Faria (PMDB), a Câmara está solicitando o encaminhamento de projeto de lei que trata da reposição salarial dos estudantes que atuam como estagiários na prefeitura, em suas fundações e autarquias.

A iniciativa partiu do presidente da Casa, Célio Galeski (PSD), juntamente com Renato Pike (PR). O documento também leva a assinatura dos demais vereadores.

Durante a sessão ordinária de segunda-feira, 29, os vereadores cobraram agilidade no encaminhamento da matéria. Lembraram, ainda, que a folha de pagamento dos servidores públicos já veio com a recomposição de 11,28% no mês de janeiro.

O percentual teve como base a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (Inpc), acumulado nos 12 meses do ano anterior. “Que seja garantido aos estagiários pelo menos o índice calculado sobre as perdas salarias referentes a inflação nacional, assim como ocorreu com o funcionalismo público municipal”, frisou Galeski.

O estagiário matriculado em instituição de ensino superior e que cumpre 30 horas semanais recebe, atualmente, o valor de R$ 500 mensais. Já aquele que estuda em escola de ensino técnico profissionalizante e também trabalha 20 horas semanais, recebe como bolsa o valor mensal de R$ 350. Nos dois casos são fornecidos auxílio transporte de R$ 60 mensais.

No ano passado, o projeto que tratava da alteração do valor da bolsa auxílio dos estagiários foi aprovado de forma definitiva no dia 25 de fevereiro. Na época, emenda sugerida pelo vereador Renato Pike (PR) e acatada pela municipalidade aumentou os valores em R$20 e R$30. Pelo projeto original, o Executivo Municipal havia proposto remunerações de R$ 480 e R$ 320.