Câmara celebra abertura da Semana da Família

por admin última modificação 08/03/2018 20h57
Representantes da Igreja Católica e Luterana utilizaram a tribuna para falar sobre a importância da família

Com o tema “Família: uma luz para a sociedade”, mais uma Semana da Família iniciou nesta terça-feira, 08, na Câmara de Vereadores. Durante o evento, o Padre Valmor de Deus e a Pastora da Igreja Luterana Maíze Dhein utilizaram a tribuna com o objetivo de divulgar a importância acerca da reflexão sobre as famílias nos tempos atuais.

Durante sua fala, o Padre Valmor agradeceu à Câmara pela abertura do espaço para o debate, destacando, também, a relevância do papel dos vereadores em ações voltadas à família. “Somos muito gratos por essa iniciativa, lembrando que essa casa tem um papel muito importante para a família”. Segundo Valmor, a campanha ecumênica, que une a igreja católica e luterana, ocorre em diversos municípios e em Canoinhas tem se fortalecendo com a realização de atividades diversas.

O Padre comentou que a correria dos tempos atuais e a inserção da tecnologia cada vez mais cedo na vida das crianças muitas vezes tomam o lugar da convivência familiar. “Estamos carentes de famílias que assumam a responsabilidade de educar um ser humano nos aspectos pessoal, social, emocional e espiritual”, lamentou. Valmor lembrou que, apesar destes pormenores, a família continua sendo o maior pilar de sustentação da educação de uma pessoa. “A família é a melhor escola, onde valores humanos são ensinados, assimilados e vividos”.

Comentando o tema desta edição da Semana, o Padre afirmou estar feliz pela parceria com a igreja luterana neste evento. “Nestes dois anos a gente vem estreitando os laços de respeito e convivência”, afirmou. Finalizando sua fala, Valmor convidou os presentes a participarem das atividades da Semana, que ocorrem até o dia 20 de agosto. Durante esses dias, ocorrerão palestras, cultos, atividades para crianças, e o encerramento com uma mateada na Paróquia Santa Cruz.

Ao tomar a palavra, a Pastora Maíze Dhein falou sobre a falta de esperança da população em relação às crises econômicas, políticas e de valores. “Como seres humanos, nos questionamos sobre o rumo que nossa sociedade está tomando”, afirmou. Maíze lembrou que, em meio a estes acontecimentos, muitos pais delegam a tarefa da educação para outras instituições, como a escola e a igreja. “Nós, [como igreja], também nos preocupamos e ocupamos uma vivência pessoal e comunitária nas nossas famílias”, relatou ao destacar que, hoje, cerca de 650 famílias participam da comunidade luterana canoinhense.

A Pastora afirmou que, por meio do cumprimento das responsabilidades com a comunidade, a família pode se tornar uma luz para a sociedade. “Nós somos uma luz para a sociedade quando assumimos com responsabilidade as funções que ocupamos, seja na família, na escola ou no trabalho”. Maíze também destacou a importância em prosseguir com esta reflexão no restante dos dias do ano. “O tema da Semana é muito pertinente quando, de fato, nós paramos para refletir o nosso modo de pensar, de viver e de agir”.

Ao término das falas, os edis e os demais presentes no plenário escutaram e acompanharam a canção “Oração pela Família”, que deseja bênçãos sobre todas as famílias.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123