Câmara autoriza viagem do prefeito à Índia

por admin última modificação 08/03/2018 20h57
Beto Faria irá representar o município e a Amprotabaco em evento da OMS

Em segundo turno, na noite de terça-feira, 25, vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de decreto legislativo n°002/2016 que autoriza o prefeito Beto Faria (PMDB) a representar o município de Canoinhas e a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), na 6ª Conferência das Partes – COP 7.

O evento é uma realização da Organização Mundial de Saúde (OMS) e acontece no período de 03 a 13 de novembro, em Nova Delhi, na Índia. Faria é o presidente da Amprotabaco.

Pelo decreto, a associação fica responsável por arcar com os gastos relativos ao translado e passagens. As demais despesas correrão por conta de dotações orçamentárias do próprio gabinete do prefeito.

Vereadores apoiaram a presença de Faria na conferência. Para Wilmar Sudoski (PSD), é importante que os interesses do município e da associação sejam defendidos, já que o fumo gerou, em 2015, um faturamento bruto de R$ 72 milhões na economia de Canoinhas, distribuindo renda a mais de duas mil famílias de pequenos agricultores.

Opinião semelhante teve Paulo Glinski (PSD), que disse que a economia local está atrelada basicamente a fumicultura. “Se acabar com a produção do fumo, fecha metade do comércio de Canoinhas”, comentou.

Apesar de concordar com a viagem e a luta da associação para manter viva a produção do tabaco no país, o vereador pediu que os fumicultores sejam mais valorizados pelo poder público municipal. “Se não tiver estrada boa no interior, não adianta ir para a China ou para Índia brigar pela evolução da produção do fumo. Pois a coisa não funciona”, disparou.

Já o presidente da Câmara, Célio Galeski (PR), afirmou que se não fosse a produção de fumo na região, seria inviável a permanência de grande parte dos pequenos produtores no campo. “É uma questão econômica e social”, apontou, ao também apoiar a presença de Faria no evento da OMS. “Alguém tem que ir até lá para defender o interesse dos produtores e da cadeia produtiva”, finalizou.

Outra matéria

Ainda na noite de terça-feira, 25, o plenário deliberou pela aprovação unânime e de forma definitiva do projeto de lei n°172/2016, que trata da abertura de crédito no orçamento do Fundo Municipal de Saúde (FMS), visando atender determinação judicial para a aquisição de medicamentos específicos.

O valor de R$ 20.005,44 autorizado pela matéria é referente a superávit financeiro apurado por fonte de recurso no exercício de 2015.