Câmara aprova projeto que prevê meia passagem para estudantes e idosos até 65 anos

por admin última modificação 08/03/2018 20h56
Estudantes e professores acompanharam aprovação do projeto da vereadora Zenici Dreher

Com o plenário repleto de alunos e professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), os edis aprovaram em segunda votação na sessão desta segunda-feira, 21, o projeto de autoria da vereadora Zenici Dreher (PR) que prevê a instituição da meia passagem de transporte público municipal a todos os estudantes e idosos entre os 60 e 65 anos em Canoinhas. Com a aprovação, o projeto segue para o poder executivo, onde poderá ser sancionado pelo prefeito municipal.

Com a implantação da medida, serão beneficiados os estudantes que ainda não possuem direito à passagem gratuita. Os alunos que já recebem a isenção do pagamento não terão o benefício suprimido com o projeto. O mesmo vale para os idosos com idade superior a 65 anos, que têm direito ao transporte gratuito previsto em Lei federal. A medida proposta pelo novo projeto visa beneficiar a faixa-etária entre 60 e 65 anos com a meia passagem, tendo em vista que, atualmente, esta população não possui descontos no transporte coletivo.

Durante sua fala, a vereadora Zenici Dreher (PR) agradeceu a presença dos estudantes que lotaram o plenário para assistir a aprovação da matéria. “Sinto-me orgulhosa em ver a casa cheia e parabenizo a instituição pelo movimento”, afirmou. Zenici comentou que, durante a tramitação do projeto, recebeu diversas mensagens com questionamentos e teve a oportunidade de esclarecê-los no programa de rádio “Fala Cidade” e, também, diretamente com a população. A vereadora lembrou que o projeto foi amplamente estudado e discutido nas comissões da Câmara e que contou com o apoio dos demais edis para a sua aprovação.

Segundo Zenici, como um direito social previsto na constituição, o debate sobre a mobilidade urbana é de suma importância para o município. “Hoje eu já não tenho mais dúvidas e vou defender até o último momento a necessidade desta tarifa estudantil que é a meia passagem”, afirmou.

Zenici destacou a atuação do Instituto Federal no município e relatou que, neste momento, garantir o transporte também significa garantir a educação de qualidade. “A partir do momento que nós conseguirmos avançar nessa questão do acesso à educação, já temos um bom começo”, comentou.

Finalizando sua fala, a vereadora agradeceu o apoio, mensagens e sugestões da população e lembrou que, com a aprovação, o projeto segue para a sanção da prefeitura municipal. Segundo ela, após a implementação e regulamentação da meia passagem, novos direitos devem ser debatidos e conquistados, como a acessibilidade e a qualidade do transporte.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123