Câmara aprova projeto que autoriza município a instituir a Semana da Família

por admin última modificação 08/03/2018 20h55
Autor do projeto, vereador Wilmar Sudoski diz que família é a base da sociedade, sendo digna de promoção por parte do Estado; Líderes religiosos acompanharam a votação

Líderes de igrejas cristãs locais, representantes de movimentos religiosos e pessoas da comunidade acompanharam, na noite de terça-feira, 04, a votação do projeto de lei nᵒ133/2015 que autoriza o município de Canoinhas a instituir a Semana da Família em seu calendário oficial, a partir da comemoração do Dia dos Pais, no mês de agosto.

Com a aprovação unânime por parte da edilidade, a matéria segue agora para a sanção do prefeito Beto Faria (PMDB).

A iniciativa tem o objetivo de integrar as famílias canoinhenses por meio de ações desenvolvidas pelo Poder Executivo em toda a rede municipal de ensino. Entre as propostas da matéria estão a promoção de palestras, atividades de lazer, cultura e cidadania, além da discussão de temas que valorizem o bem estar social e o planejamento familiar.

Vereador autor, Wilmar Sudoski (PSD) ocupou a tribuna para defender a aprovação do projeto. Falou que a sociedade contemporânea se encontra em processo constante e permanente de transformação, que vem afetando diretamente valores éticos, morais e sociais. “A Família é base de toda sociedade, portanto, digna de toda promoção por parte do Estado”, argumentou.

Afirmou ainda que alguns desses valores são responsáveis pela formação do caráter e a personalidade das pessoas e que só o bom convívio familiar é capaz de lapidá-los. “É no núcleo familiar que a pessoa aprende os princípios de respeito, solidariedade, tolerância, cooperação e amor ao próximo”, ressaltou.

Sudoski ainda convocou os poderes constituídos, as igrejas e os setores educacionais, assistenciais e empresariais locais para que abraçassem essa iniciativa, que visa zelar pela valorização das famílias por meio de ações culturais e sociais. “Não é um projeto meu, mas sim das famílias canoinhenses”, finalizou.

Reflexão

Representantes de movimentos religiosos também ocuparam a tribuna para fazer uma reflexão sobre o tema central do projeto de lei.

Membro da Pastoral Familiar, movimento ligado a Igreja Católica, José Rossi Moreira Cordeiro defendeu o resgate de valores, o diálogo entre pais e filhos e a presença de Deus nas famílias. “Eduque seus filhos, para que a sociedade lá fora não estrague a joia mais preciosa que você (pais) tem em casa”, frisou, ao lembrar que o caráter e o comportamento da pessoa é moldado por aquilo que é vivenciado no seio familiar.

Falando em nome da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, o assistente ministerial Régines Gonçalves disse que muitas pessoas se dizem cristãs, adotam o modelo tradicional de família, mas, na prática, não vivem o cristianismo. Por isso, pediu uma reflexão sobre o conceito de família que é defendido por grande parte da sociedade. “Não é o modelo de família que importa e vai trazer sucesso, mas sim os valores éticos e morais vividos dentro dela”, enfatizou.

Prestigiaram a sessão e a votação do projeto o padre Walmor José de Deus, da Paróquia Santa Cruz de Canoinhas; além dos pastores Daniel de Souza, da Igreja Assembleia de Deus; Emerson Pott, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e Sidnei Grossklauss, da Igreja Batista do Sétimo Dia.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134